Datas

NATAL DE TODAS AS CORES

Publicado em

A primeira vez foi nos Estados Unidos, em 2016. Larry Jefferson foi o primeiro Papai Noel negro do país, no shopping Mall of América, de Minnesota. No ano passado, Rubens Campolino, que viveu o bom velhinho em um centro comercial de São José dos Campos, declarou “Eu não vi um Papai Noel negro, meus filhos não viram, mas meus netos estão vendo”.

Neste 2019, mais duas ações celebram a diversidade com Papais Noéis negros. Em Salvador, Bahia, Ubirajara Pereira, pai do ator Fabrício Boliveira, já está alegrando as crianças no Shopping Center Lapa. No Rio, com iniciativa da agência Binder, o Madureira Shopping apresenta o ator Aylton Lafayette como o primeiro Papai Noel negro do estado.

O ápice desse movimento pela pluralidade de raças fica por conta da TV Globo, que terá o ator Milton Gonçalves representando Papai Noel no especial de Natal “Juntos a Magia Acontece”.

“É preciso haver mais Papais Noéis de várias cores, porque as crianças precisam ver alguém que se parece com elas”, há havia declarado o pioneiro Larry Jefferson.

Milton: Especial de Natal

“Natal de todas as cores” é o conceito criado pela Binder para o Madureira Shopping. Alinhado à proposta da campanha #SOUMADU, lançada em abril, o Papai Noel negro consolida como valores do centro comercial a diversidade e a representatividade.

“O Madureira é o primeiro shopping do Rio de Janeiro ter um Papai Noel negro e, já na sessão de fotos, percebemos o quanto isso é significativo. Ele é o verdadeiro protagonista da campanha, e isso reforça a diversidade, celebrada com a campanha #SOUMADU, e com ressonância, mesCs depois, no Natal de Todas as Cores”, diz Marcos Apóstolo, diretor de criação da Binder.

A campanha #SOUMADU, para comemorar os 30 anos do Madureira Shopping, destaca a diversidade artística do subúrbio carioca e o orgulho do Shopping de fazer parte de uma região que transpira cultura, identidade, emoção e originalidade. A campanha foi caracterizada pelas temáticas musicais do charme, do hip hop e do samba e, principalmente pela cultura miscigenada do bairro de Madureira, que representa um mundo repleto de diversidade.

Criação de Ralph de Andrade e Roberta Bichara, com direção criativa de Marcos Apóstolo. Produção A Matilha e aprovação de Andreia Vidal e Vivian Mendonza.