Ação Social

NÃO DÁ PARA ESPERAR

Publicado em
Clique para ampliar

Atingir a meta de R$ 30 milhões em doações do Teleton 2019 é como se apenas 13,5% dos brasileiros doassem R$ 1 cada. Um índice muito baixo para uma população solidária, mas que ao longo dos anos se acostumou a revelar seu espírito humanitário basicamente diante de catástrofes.

Com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de apoiar o ano todo o trabalho de 69 anos da Associação de Assistência à Criança Deficiente, uma ampla campanha de divulgação do projeto começou a ser divulgada muito antes da conhecida maratona de doações, realizada em parceria com o SBT, que neste ano acontecerá nos dias 25 e 25 de outubro.

A AACD apresentou um pacote de ações nesta segunda-feira (2), em evento comandado pelo presidente do Conselho Marcelo Felipe Kheirallah, o CEO Valdesir Galvan, o superintendente de Marketing Edson Brito e a diretora geral do Teleton 2019, Norma Mantovanini.

Com o conceito #TeletonAACDoanotodo, a campanha criada pela agência Z+ e coordenada pelo diretor de Criação Tarso Soares, faz uma relação com datas especiais em que normalmente as pessoas recebem presentes, afirmando que “Você pode esperar o ano inteiro por algumas datas. Nós não. Doe agora”.

Conforme explicou o superintendente de Marketing, o Teleton, que chega à sua 22ª edição, é a principal fonte de arrecadação da instituição fundada em 1950 pelo médico ortopedista Renato da Costa Bonfim.

Gabrielly, Paulinho e Rayssa: Liga Extraordinária

Por essa razão é que a AACD concentra seus esforços de divulgação no projeto, embora a meta de arrecadação de R$ 30 milhões ainda esteja longe do valor necessário para equilibrar seu orçamento anual. Em 2018, com a mesma meta, a instituição arrecadou R$ 31,9 milhões.

Assim, neste ano a estratégia tem como base ampliar os canais de contribuição para além da maratona do SBT.

Neste ano, os patrocinadores do projeto são Assaí, Drogasil, Bradesco, Hipercard, Riachuelo, BB Seguros, Havan, Votorantin e Pic Pay.

Em parceria com a startup InCENTive e Matercard, clientes do cartão de crédito podem arredondar os centavos de suas compras a partir de cadastro no site do Teleton.

E como a Anatel só permite doações via telefone 0500 um mês antes da maratona, as doações antecipadas podem ser realizadas via SMS, site ou via controle remoto na NET TV no canal 254.

A AACD também comercializa livros do projeto estrelados pelos personagens Tonzinho e Nino, também disponíveis em forma de bonecos.

Neste ano, com o objetivo de mostrar que a instituição hoje não se limita a atender crianças, estendendo seu trabalho a jovens e adultos, os protagonistas da campanha publicitária representam cada parcela desse público.

As peças têm a presença das meninas Gabrielly Valentim Gomes, de 4 anos, Rayssa da Conceição Albieri, de 11, e o ator e músico Paulinho Dias, de 42, que formam a denominada Liga Extraordinária.

Anualmente, a AACD realiza cerca de 800 mil atendimentos, a maioria via SUS, sem custos para o paciente, sendo que a arrecadação do Teleton permite que do total, 200 mil atendimentos sejam realizados.