Cinema

CERVEJA GARANTE O BELAS ARTES

Publicado em
Evento no cinema festejou patrocínio

Ameaçado de fechamento definitivo desde o fim do contrato com a Caixa, no último mês de fevereiro, o Cine Belas Artes, por iniciativa de seu diretor, André Sturm e da cineasta Paula Trabulsi, ganha nova vida com o patrocínio da cerveja Petra, do grupo Petrópolis.

Em evento realizado nesta quinta-feira, foi apresentado oficialmente o novo Petra Belas Artes, com a marca da cerveja Petra Origem Puro Malte, através de contrato de cinco anos e verba suficiente para que o cinema mantenha sua autonomia e liberdade de programação e quite aluguéis durante todo o período.

“As novidades da programação acontecerão graças à segurança e a tranquilidade que essa parceria proporciona”, comemora Sturm.

Eliana Cassandre, Gerente de Propaganda da Petra, destacou a relação afetiva do público com o cinema.  “Nosso DNA são as pessoas, e foram elas que nos trouxeram ao Belas Artes. Vivi um tempo na cidade, frequentei o cinema e pude sentir como o público tem uma relação forte com as salas. Ver um filme, tomar um café, encontrar amigos, conversar”, disse.

Sturm e Paula: longa luta pelo espaço

O tradicional local exibe filmes desde 1956. Como Cine Belas Artes foi inaugurado em julho de 1967 com o filme de abertura “Os Russos Estão Chegando”, programado pela Sociedade Amigos da Cinemateca.

Em 1980 ganhou a divisão de seis salas, existente até hoje, batizadas cada uma com o nome de um artista brasileiro: Villa-Lobos, Candido Portinari, Oscar Niemeyer, Aleijadinho, Mario de Andrade e Carmen Miranda.

Devido à sua programação alternativa, mesclando filmes de nacionalidades diversas e mantendo alguns filmes por longo período em cartaz, o Cine Belas Artes tornou-se um dos mais importantes pontos de encontro intelectual e artístico da cidade.

Em meados de 2002 o cinema quase foi fechado. André Sturm e a O2 Filmes assumiram o prédio, que passou por uma grande reforma em 2003, e foi inaugurado em 2004 com a exibição simultânea em todas as suas salas de “Do Outro Lado da Rua”, estrelado pelos mestres do cinema brasileiro Fernanda Montenegro e Raul Cortes.

O cinema permaneceu com sua programação diferenciada, com uma média de 10 filmes em cartaz por semana, e uma variação de gêneros desde filmes de arte a clássicos antigos, passando por produções contemporâneas capazes de agradar ao público mais exigente e informado dos tempos atuais, até 2011, quando depois de muitas negociações o Cine Belas Artes teve suas portas fechadas.

Em 2013 o cinema teve sua fachada tombada pelo patrimônio histórico estadual, e em 2014, três anos após esse fechamento, a Prefeitura de São Paulo e a Caixa Econômica Federal viabilizaram a reabertura do clássico cinema. Nesse ano, o cinema ganhou a sociedade do Asas.Br.Com  um colaborativo internacional de inteligência criativa fundado pela cineasta Paula Trabulsi.