Polêmica

PROCON CONDENA POR US0 DE YOUTUBERS MIRINS

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Depois da aplicação por parte do Ministério da Justiça de multa milionária de R$ 6 milhões ao Mc Donald’s pela promoção do “Show do Ronald” em escolas, mais um caso de condenação por publicidade infantil resulta em punição a anunciante.

Desta vez, o Procon do Espírito Santo multou a empresa de cosméticos Biotropic, com sede na cidade de Serra, na Grande Vitória, em R$ 14 mil pela campanha “Cabeças Divertidas”.

A denúncia havia sido apresentada em 2015 pelo programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, por aproveitamento da vulnerabilidade e hipossuficiência da criança para vender seus produtos.

Além do uso de personagens conhecidos por crianças em embalagens, e de campanhas publicitárias para a TV e redes sociais repletas de elementos destinados ao público infantil, a empresa também se valeu de youtubers mirins para a promoção de suas linhas de cremes e xampus.

“É a primeira vez que um órgão público multa uma empresa por utilizar canais de youtubers mirins para publicidade infantil. Fica, assim, evidente a abusividade desta prática por parte das empresas. Preservar o direito das crianças é dever de todos, inclusive de empresas, como determina nossa Constituição Federal”, diz Livia Cattaruzzi, advogada do programa Criança e Consumo.

Com o compromisso de “Honrar a Criança”, o Instituto Alana, criado em 1994, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. O programa “Criança e Consumo” foi lançado em 2006 visando atuar em questões relacionadas à publicidade dirigida ao público infantil.

Segundo a denúncia, a propaganda de Biotropic é veiculada em canais infantis utilizando personagens atrativas ao público alvo, com efeitos visuais que constroem ua ligação direta entre diversão e consumo.

Comercial exibido nos canais Disney da TV por assinatura e no Youtube e Facebook da marca, mostra crianças no banho com a mensagem “Água bem morninha, a brincadeira vai começar”.

Quanto aos youtubers mirins, a empresa enviou kits com xampu e condicionador, para serem divulgados por eles nas redes sociais.