Televisão

“ROAD SHOW” VENDE COPA DO NORDESTE

Publicado em
Ciro, Flores, Portela e Parada (foto de Gabriel Cardoso/SBT)

Acompanhado de Ciro Thomaz, presidente do comitê do SBT Nordeste, Marcelo Parada, diretor Comercial e Marketing da emissora realiza um “Road Show” nas principais agências de São Paulo para apresentar o plano de mídia da Copa do Nordeste 2019.

No ano passado, o SBT contou com o patrocínio regional da cerveja Schin, Boticário, Net Claro e caninha 51. Para o próximo ano o objetivo é comercializar 6 cotas no valor aproximado de R$ 3 milhões, além de patrocínios locais nas afiliadas da região.

Após dividir com o Esporte Interativo as transmissões na TV aberta neste ano de 2018, o SBT passa a ter exclusividade das imagens, dividindo com a Turner no sistema de assinaturas.

Manoel Flores, diretor de competições da CBF, e Alexi Portela, presidente da Liga do Nordeste, participaram da apresentação da competição à imprensa.

“A Copa Nordeste ajuda a consolidar o segundo lugar em audiência do SBT, já que a competição motiva o público e mostra a proximidade da emissora com os telespectadores da região”, explica Parada.

Ciro Thomaz, por sua vez, mostra em números o sucesso dessa ação para o SBT, que liderou a audiência por 100 horas em Salvador, 52 horas em Fortaleza e 48 horas no Recife este ano, comprovando o engajamento com o telespectador nordestino.

“Além disso, a competição gerou a venda de 2,4 milhões de ingressos nos estádios e foi acompanhada na TV por um total de 300 milhões de pessoas durante sua realização, entre abril e julho de 2018”, afirmou.

Como disse o presidente do comitê SBT Nordeste, as médias de audiência atingiram 10,2 pontos em Salvador, 8,8 em Fortaleza e 7,3 no Recife. “Não há medição sistemática de audiência em São Luís, lamenta, já que o campeão deste ano foi o Sampaio Corrêa, do Maranhão.

Os jogos serão transmitidos nas noites de terça-feira às 21h45 e aos sábados às 16 horas apenas para a região Nordeste.

Carinhosamente chamada pelos torcedores de “Lampions League”, numa referência ao popular cangaceiro nordestino e à principal competição europeia, a Copa do Nordeste, ou também Nordestão, na verdade incentiva essa comparação ao oferecer taça semelhante e adotar hino parecido com a Liga dos Campeões.

Sampaio Corrêa: campeão 2018

Além de prêmios em dinheiro que podem atingir mais de R$ 2 milhões, o campeão do torneio ganha vaga na 5ª fase da Copa do Brasil, lembrou o diretor de competições da CBF, Manoel Flores.

O presidente da Liga Nordeste, Alexi Portela, por sua vez, informou que por ter desistido da edição deste ano, o Sport Recife também está fora do torneio em 2019. O Bahia, outro gigante da região, ainda decide se vai participar.

No total, serão 16 times divididos em dois grupos de 8, que vão jogar simultaneamente com a disputa dos estaduais e ainda enfrentar a concorrência da Copa América, que será disputada no Brasil no próximo ano.

Embora Silvio Santos tenha respondido à uma pergunta deste jornalista, em rara entrevista concedida em evento da emissora, afirmando haver desistido de ter futebol em sua grade (veja vídeo), o SBT tem um histórico importante nesse segmento.

Seu maior índice de audiência, por exemplo, atingiu 53 pontos com a transmissão exclusiva da partida Grêmio 0 X 1 Corinthians, na decisão da Copa do Brasil 1995.

Desde 1986, entretanto, atuava no Esporte transmitindo a Copa do Mundo daquele ano, no México, assim como a competição de 90, na Itália e de 94 nos Estados Unidos, quando o Brasil se sagrou tetracampeão, consagrando nessas edições sua mascote, o “Amarelinho”.

O SBT ainda transmitiu a Copa do Brasil e a Copa Mercosul até 1998. Depois voltou ao cenário futebolístico em 2003, com o campeonato paulista e a Copa Ouro nos Estados Unidos, desistindo após intensa batalha com a Globo, o que motivou a decisão de Silvio Santos.

A Copa do Nordeste pode representar um recomeço para a emissora, que tem à disposição na CBF outras competições regionais, como a Copa Verde e a Primeira Liga, sem edição neste 2018 mas prometendo voltar em 2019.