Entrevista

UM OLHAR PARA O MERCADO LATINO

Publicado em
Nicky: integração e expansão

Presidente da Superunion para a América Latina, Nicky Nicolls esteve em São Paulo com Simon Bolton, chairman da nova empresa do grupo WPP que unificou as operações de suas cinco redes globais de branding, consultoria estratégica, digital design, brand guardianship e design de embalagens.

Esse movimento foi anunciado em janeiro pelo novo CEO global Jim Prior, em Londres, e reúne as marcas Brand Union, The Partners, Lambie-Nairn, Addison Group e VBAT, responsáveis por 23 escritórios em 18 países, com 750 profissionais e faturamento global de US$ 100 milhões.

Da sede de Londres ou do escritório de Madri, Nicky comanda o trabalho latino-americano da rede que conta no Brasil com a Epigram Superunion, presidida por Marcelo Bicudo. A Epigram foi fundada por Bicudo há dez anos e adquirida pela Brand Union em 2014.

Também integraram o time da Superunion na visita ao Brasil os diretores da rede Marcelo Moresco, responsável pela operação argentina, e Cristina Avila, que comanda o escritório da Colômbia.

Os primeiros alinhamentos que beneficiarão a Epigram Superunion são as contas da Deloitte e da Telefonica, atendida pela Lamb-Nairn no Brasil.

A empresa brasileira da rede já contava em sua carteira de clientes com marcas como Aché, Bank of America, Carrefour, Creditas, Electrolux, Hering Kids, Monsanto, Natura, NuBank, PagSeguro, Puma, PUC, Shell, UOL, Vans e Vivara.

Para Nicky, essa unificação torna o Brasil um dos principais mercados para a Superunion, em razão do potencial de crescimento não só das multinacionais no país como também pelas empresas brasileiras como Natura, Pag Seguro e Hering, por exemplo, em processo de expansão.

Atualmente, a Superunion Latam atua através dos escritórios de São Paulo, Buenos Aires, Bogotá e uma pequena operação no México. O trabalho para o mercado hispânico dos Estados Unidos é realizado pela sede de Nova York.

Entre outras atribuições de Nicky também está a ampliação da rede para outros países, especialmente Peru e Chile. “Temos esses projetos mas não para este ano. Possivelmente para 2019”, diz ela.

Um dos trabalhos mais importantes das empresas com a nova chancela é o atendimento latino-americano de Telefonica, que inclui parcerias com as agências que atendem a empresa e a marca Vivo no Brasil, como Africa, Young & Rubicam e Wunderman.

Com mais de 20 anos de experiência em branding internacional, Nicky Nicolls já atuou pela Wolff Olins, Siegel & Gale e pela Lambie-Nairn, uma das agências unificadas na nova bandeira da Brand Union, atendendo clientes como a própria Telefonica, Amex, Eurotel, Heathrow Express, Caterpillar e Bell Atlantic.

Com o compromisso de visitar a operação brasileira a cada dois meses, Nicky pretende apoiar Marcelo Bicudo na tarefa de oferecer aos clientes, além do brand estratégico, core business da Brand Union, serviços completos de design estratégico (The Partners), marketing digital (especialidade da Addison), design de embalagens (VBAT) e a gestão de marca (brand guardianship), principal expertise da Lambie-Nairn.

Outra ambição da nova Superunion é ampliar o número de prêmios de criatividade conquistados pelas empresas unificadas, como os 10 Leões de Cannes, sendo cinco de Ouro, além de troféus em festivais como D&AD, Clio e no Digital Impact Awards. Para tanto, promete a participação das empresas em festivais regionais latino-americanos, como FIAP e El Ojo de Iberoamerica.