Ação Social

LIVRO PROTEGE CRIANÇAS DA AMAZÔNIA

Publicado em

Com o objetivo de proteger crianças da Amazônia contra os mosquitos transmissores de doenças como malária, dengue e febre amarela, projeto inovador da Little George, hot shop criativa da Ketchum, lança coleção de livros com repelente.

A ação é assinada pela Ananse Química, empresa brasileira especializada em microencapsulamento, juntamente com a RJR Editora, e realizada na comunidade de Tapara Miri, no Pará.

A coleção “Histórias Seguras, Guerreiros da Amazônia” contém volumes com histórias, páginas para colorir e repelentes naturais nas fibras do papel, no giz e no tecido da capa, transformando o momento de aprendizagem também em proteção.

“Procuramos a Little George para nos ajudar a construir um projeto social que pudesse auxiliar as famílias e cuidadores a protegerem as crianças dos mosquitos transmissores de doenças. Quando fomos apresentados à ideia do livro, entendemos que ia ao encontro dos nossos objetivos e tinha um grande potencial social”, explica Claudia Galvão, CEO da Ananse Química.

Para escolher o local correto e testar a tecnologia, o projeto recebeu o apoio do IPAM (Instituto de Pesquisas da Amazônia), que previamente avaliou a efetividade do repelente aplicado nos livros e auxiliou na escolha das comunidades que precisariam receber esse apoio.

A primeira etapa do projeto prevê entregar mais de 2 mil kits e, até o final do ano, a ideia é chegar a 20 mil unidades.

Óleo de citronela, óleo de Neem e óleo de cravo compõem a ação repelente, que tem duração de até três meses. “Para os próximos lançamentos queremos adicionar óleo de andiroba, componente encontrado no Norte e que também tem uma grande ação repelente”, completa Claudia.

A peça surgiu como alternativa para os pais e cuidadores que sempre buscaram uma solução para repelir mosquitos, principalmente para proteger as crianças em situação de risco e comunidades as quais a compra de repelentes para se proteger de doenças não é uma opção.

“Estamos apresentando um produto que vai inovar o marketing olfativo. Foram mais de seis meses de desenvolvimento até chegarmos à fórmula ideal, que leva um verniz especial, diferente dos tradicionais usados pelas gráficas. Além do livro, também inserimos verniz repelente em kits com giz de cera de cores diferentes e também numa capa de super-herói, empoderando as crianças para lutarem contra os mosquitos”, afirma Gabriel Araújo, vice-presidente de Criação da Little George e idealizador do projeto.

O autor do livro é Ronaldo Barcelos, e a direção de arte de Anderson Borges, com ilustração de Ronaldo Santana.