Opinião
CONAR CRIA O BULLYING PUBLICITÁRIO
Publicado emAndré Marques, diretor de Marketing do Habib’s, passou a manhã desta sexta-feira (11), em reunião com o fundador da rede, Alberto Saraiva, planejando as próximas ações de comunicação da marca.
O tema central dessa conversa girou em torno da decisão tomada na última quinta-feira (10) pelo Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária, que decidiu por maioria de votos, sustar definitivamente a veiculação dos comerciais “Leilão” e “O Mesmo”.
Lançados em junho e setembro, os filmes fazem referência aos ícones de seus concorrentes McDonald’s e Burger King. O palhaço e o rei foram envolvidos em campanhas de preço do Habibs, contracenando com o turco da rede.
A representação 239/16 apresentada pelo McDonald’s, foi julgada por um time de conselheiros do Conar que tinha entre eles profissionais de destaque no mercado. como o criativo Carlos Chiesa, o consultor André Porto Alegre e o presidente da APP Enio Vergeiro.
O órgão trata de propaganda comparativa de forma muito diferente de como ocorre no mercado norte-americano, onde combates publicitários entre grandes marcas, como Coca-Cola e Pepsi, por exemplo, rendem prêmios importantes de criatividade.
O Conar decidiu aceitar o “Não Brinco Mais” do McDonald’s e julgou que os comerciais do Habib’s denegriam a imagem de seus concorrentes.
Ou seja, a propaganda comparativa virou “Bullying”. Apesar da definição do termo, que remete à valentia do autor contra outros, sem possibilidade de defesa, de forma desigual de forças, não corresponder à verdade dessa situação.
O mercado ficou esperando uma resposta igualmente, criativa, divertida e inteligente do McDonald’s, que não veio.
De forma elegante, o Habib’s já havia tirado do ar os referidos filmes e veiculado um “Comunicado”, igualmente criativo, anunciando que foi obrigado a tirar a parte engraçada mas deixou a parte mais gostosa.
Após a decisão do órgão, a rede emitiu nota oficial afirmando que “respeita e acata todas as recomendações do Conar” e que “neste caso específico, os comerciais Leilão e O Mesmo já não estavam mais sendo veiculados”.
Mas, a julgar pela duração da reunião entre Alberto Saraiva e André Marques, uma nova investida criativa deve surgir em breve.