Mercado

OMNICOM ANUNCIARÁ COMPRA DO ABC

Publicado em
Guga e Nizan: até 2020 no comando

O anúncio da saída de Bazinho Ferraz e sua BFerraz do grupo ABC, na última quarta-feira, segundo fontes do Blog, já fazia parte da negociação que resulta na compra da holding brasileira pelo multinacional norte-americana Omnicom, que segundo o colunista Lauro Jardim, do Globo, será oficializada nesta segunda-feira (23) em Nova York. Da mesma forma, a compra da parte majoritária da Loducca pelo ABC teve o mesmo motivo. Segundo informações, o grupo Omnicom exigia o controle das agências de comunicação do grupo de Nizan Guanaes e Guga Valente mas, por outro lado, não tinha interesse na agência de Live Marketing. O Omnicon, que detém as redes DDB, BBDO e TBWA, disputa com o francês Publicis e o inglês WPP a hegemonia mundial do mercado da comunicação. Segundo o colunista Jardim, o valor da transação, a maior da história da propaganda brasileira, alcança R$ 1 bilhão. As negociações foram iniciadas há cerca de seis meses, embora os sócios do ABC sempre tenham negado as conversas. Em sua sede na Big Apple, o grupo Omnicom também deve anunciar que Nizan e Guga continuarão no comando da operação da holding até 2020. Além dos dois, majoritários,o ABC tem em sua composição acionária o fundo Kinea, do Itaú e o grupo Icatu. Além do ABC, o Omnicom também é majoritário na Almap BBDO, na Lew,Lara, Mood e na ID digital, além das empresas de serviços Rapp, GMR, InPress Porter Novelli, Ketchum e FleishmanHillard. O ABC, maior grupo brasileiro e que chegou ao Top 20 mundial, opera as agências DM9 DDB, junto com o Omnicom, além da Africa, Loducca, Pereira & O’Dell, Escala, Morya, Tudo, Musica, CDN, NewStyle, Sunset, Salve, Rocker Heads e Mindigitall.