Entrevista

A NOVA GERAÇÃO DAS MARCAS

Publicado em
Suzana: transformação do mercado

Nomeada diretora de Criação do Google em Nova York, Suzana Apelbaum leva para a empresa sua experiência acumulada em agências de publicidade digital, seus prêmios e participações em júris internacionais. Desde 2010 atuando fora do Brasil, a criativa encara  uma nova e desafiadora missão.

Depois das agências, você assume a Criação de um veículo. Seu trabalho inclui comunicação com o mercado ou com o público usuário?

Meu trabalho é mais focado no mercado, mas também participo de projetos para o público usuário. Sou diretora de Criação do Agency Team, que tem como missão ser um agente de transformação do mercado publicitário através do uso de todo o potencial do mundo digital. Eu trabalho com produtos e agências ajudando o mercado criar o que será a próxima geração de experiências de construção de marcas. Ou seja, serei uma parceira criativa, ajudando a fazer trabalhos que sejam mais relevantes e mais impactantes, aproveitando todas as plataformas e tecnologias que o Google tem ou terá, a partir de sua própria evolução.

Desde 2010 atuando fora do Brasil, como você vê o mercado publicitário digital do nosso País?

Vejo que o Brasil está crescendo barbaramente no mercado digital. Especialmente pelo lado criativo, vejo que algumas das coisas digitais mais brilhantes do mundo estão sendo feitas por aí. Sinto muito orgulho e saudade do mercado brasileiro. Mas devo dizer, uma das coisas que ainda pode crescer e melhorar muito no Brasil é o Branded Content.

Qual a principal característica de seu novo trabalho considerando que o Google se comunica com o mundo?

É o fato de acontecer num lugar com um cultura de inovação incrível, e num ambiente ultra conectado. Essa troca constante entre pessoas, departamentos, cidades, países e continentes, gera uma riqueza de informação alucinante e fascinante.

Pensa um dia em voltar a atuar no mercado brasileiro? Em que tipo de empresa?

Penso, mas não em breve. Acho que eu iria para empresas que trabalhassem mais com arte, entretenimento e projetos sociais. Na verdade já trabalho em paralelo com o Brasil em projetos nesse sentido. Faço parte do coletivo “Asas Da Imaginação. Com eles fiz o canal “Costanza & Marilu” no YouTube, que vai estrear em breve na TV, no Discovery Home & Health.