Sem categoria

FIDELIDADE: NEOSALDINA, GOOGLE E CBN

Publicado em
Machado: gestão das marcas

Uma das novidades da pesquisa “Confiança e Prestígio das Marcas”, realizada pela Associação Brasileira de Anunciantes e consultoria Top Brands, é a categoria “Índice de Adesão”, que mede a fidelidade do público. E, nesse item, as marcas mais citadas e relacionadas à sua categoria, com 78% de indicações, são o analgésico Neosaldina, o portal Google e a rádio CBN. O estudo foi realizado nos meses de julho e agosto com 2.020 entrevistados em 7 capitais brasileiras e mais o distrito federal. O resultado foi apresentado durante o Fórum Internacional ABA Branding 2014. “A pesquisa foi criada para estimular e incentivar a discussão sobre a gestão e evolução das marcas no mercado brasileiro”, explicou Marcos Machado, sócio-consultor da TopBrands. Foram avaliadas 15 categorias junto a consumidores nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília. Além de avaliar a lembrança de marca, o estudo aborda confiança, satisfação e intenção de recompra. “Isso permite uma análise mais profunda da real força das marcas nestas categorias, indo além da simples leitura de Top of Mind”, completou Machado. No âmbito nacional de lembrança, a Globo com 53%, foi a marca mais citada como emissora de TV. Nas outras categorias, as marcas top of mind são: Oi (Telefonia Fixa), Visa (Cartão de Crédito), Veja (Revistas), Unimed (Plano de Saúde), Samsung (Aparelho de TV), Tim (Telefonia Móvel), Volkswagen (Montadora), Itaú (Banco), Dorflex (Analgésico), Google (Portal de Internet), Gol (Modelo de Automóvel), Medley (Medicamento Genérico) e Extra (Supermercado).