Concorrência

PÃO DE AÇÚCAR CONFIRMA HAVAS

Publicado em
Monteiro: longo processo e vitória

Depois de quase seis meses, uma fase final com seis agências, um aperto de mãos em dezembro e uma reviravolta em janeiro, finalmente a Havas será anunciada como vitoriosa na concorrência das contas publicitárias do grupo Pão de Açúcar. Esse volume de quase R$ 350 milhões inclui o atendimento às bandeiras Pão de Açúcar e Extra, de super e hipermercados, a rede Assai focada no atacado e marcas próprias como Qualitá, Taeq e Club de Sommeliers. A publicidade desse conglomerado vinha sendo realizada pela house agency PA, na verdade o motivo da disputa. Ganhou quem apresentou a melhor solução para incorporar essa agência interna, que segundo informações de mercado custa cerca de R$ 36 milhões por ano e operava com 120 profissionais. A coordenação do processo de concorrência chegou a cogitar uma divisão de contas entre a própria Havas e a Africa, do grupo ABC. Além dessas duas agências, também participaram a Young & Rubicam, Lew,Lara \ TBWA e Publicis. Para manter sua oferta, porém, a agência francesa, da mesma origem do grupo Casino que controla o Pão de Açúcar, exigiu a eliminação da possibilidade de divisão. O que fez as negociações emperrarem em janeiro foi o prazo de garantia proposto pelo grupo, de apenas um ano, inviável para o tamanho do investimento. A Havas Worldwide Brasil é comandada pelo português Ricardo Monteiro, que também controla a Z+.