Sem categoria

RÚSSIA RECEBE A AGENCY OF THE YEAR

Publicado em
Fernando Musa, placa com seu nome em russo e a plateia em São Petersburgo

Com a maioria de delegados da capital Moscou, São Petersburgo realizou na semana passada o 13º Baltic Weekend International Forum. O evento, promovido por um grupo de associações que no início discutia basicamente Public Relations, abriu suas portas para outras áreas da comunicação. Um dos palestrantes foi Fernando Musa, ceo da Ogilvy Brasil, eleita Agência do Ano este ano em Cannes com 35 Leões. Falando para estudantes e profissionais, Musa não só foi ensinar um pouco da inteligência criativa brasileira, mas também aprender sobre a drástica mudança de um país que até 28 anos atrás vivia sob as regras do Comunismo. “Foi muito interessante primeiro conhecer um povo que se autodenomina muito mais receptivo que a população de Moscou mas, ao mesmo tempo, vive numa cidade grande de 5 milhões de habitantes”, explica Musa. Segunda maior cidade russa, São Petersburgo é a quarta maior da Europa, atrás de Moscou, Londres e Paris. “É interessante ver que desde 1985, quando Mikhail Gorbachev instituiu a Perestroika, só agora algumas coisas mudam de verdade no País. Por exemplo, almocei num Frydays falando inglês com a garçonete, uma ação rara há apenas alguns anos atrás”, conta. Como diz Musa, enquanto marcas globais como Burger King e McDonald’s estão chegando a toda a Rússia, por outro lado lojas e comércio ainda utilizam alto-falantes para se comunicar com o público nas ruas. A propaganda russa, segundo ele, ainda é muito racional e informativa, e eles queriam aprender como colocar emoção nas peças, uma coisa que o brasileiro faz muito bem. No evento, que reuniu mais de 400 delegados, Musa relatou como a Ogilvy chegou ao topo do ranking de Cannes em quatro anos. “Primeiro seguimos os conceitos básicos criativos de David Ogilvy e depois adotamos o Divine Discontent, ou seja o posicionamento de comemorar mas programar o próximo passo, querer mais. Foi assim que saímos do 43º posto no ranking interno da Ogilvy para o primeiro lugar e para o título de Agência do Ano em Cannes”, finaliza.