Sem categoria

FILM OU CRAFT LIONS. O MESMO VALOR

Publicado em
"Baby and Me" de Evian, a grande aposta de 2013

Com exceção de dois trabalhos brasileiros, o “Alma” da F/Nazca para Leica, sério candidato a Leão de Ouro e até a Grand Prix, e “Brasil 70”, da Almap BBDO para o relançamento do Fusca, outro concorrente a Leão, o Gunn Report Cannes Predictions deste ano praticamente se concentrou no Primeiro Mundo. Certo que listou comerciais do Sri Lanka e da Tailândia, mas, de outro lado, deixou de fora filmes de criativos mercados hispânicos, por exemplo. Ping-Pong Man, de Powerful Yougurt, criado pela agência norte-americana de idioma castelhano The Vidal Partnership, foi um dos principais ganhadores do último Fiap. Outro filme de destaque no Festival Ibero Americano de La Publicidad foi “Ellas lo Saben”, da McCann Espanha para Calvo, certamente também não sairá de mãos vazias do Cannes Lions. Entre os relacionados no Gunn Report, a grande aposta é em “Baby And Me, de Evian. Nem este nem o outro francês da lista, “Emma”, de Le Trefle Toilet Paper”, deixarão a Riviera Francesa sem um reluzente Leão. A grande discussão depois de o Festival criar cada vez mais áreas e categorias é saber se o filme de Evian disputa Grand Prix em Film ou em Craft. O mesmo pode se aplicar ao comercial de Laica. Hoje, com certeza, tanto um quanto outro tem o mesmo valor e reconhece a criatividade da idéia e da realização como um só trabalho.