Festivais

CANNES, UM GRANDE FESTIVAL DE NEGÓCIOS

Publicado em
Costa e D"Andrea: cases para marcas

Quando decidiu anunciar os jurados brasileiros do Cannes Lions 2012 num suplemento especial em sua edição de domingo, dentro do Caderno de Economia, o “Estadão” pretendia dirigir o assunto Criatividade para o mundo empresarial do País. Segundo Fabio Costa, diretor de Mercado Anunciante do jornal que representa o Festival Mundial de Criatividade, incentivar o poder criativo das empresas melhora o desempenho da indústria e conseqüentemente do segmento econômico como um todo. Essa linha de pensamento acompanha a própria evolução do festival, criado em 1953 exclusivamente para premiar os melhores filmes publicitários. Desde 1992, quando foi incluída a categoria Press, porém, o evento não parou mais de crescer em toda a área da Comunicação. Nos últimos anos, especialmente, Cannes se transformou num grande balcão de negócios, envolvendo dirigentes de grandes anunciantes mundiais e fornecedores de equipamentos ligados aos processos de Comunicação, do hoje veterano computador aos mobiles que aglutinam as mais modernas ferramentas de interatividade. Foi sob essa ótica que o jornal “O Estado de S.Paulo” apresentou oficialmente nesta quinta-feira (22) os jurados do País na edição deste ano do Festival de Cannes. Entre os três ausentes por motivos profissionais, João Baptista Ciaco, da Fiat e presidente da Associação Brasileira de Anunciantes, justamente quem mais representa o mundo empresarial nesse processo como jurado da área de Creative Effectivness. Manir Fadel, da Lew,Lara TBWA, jurado de Press também não pode comparecer. Roberto Fernandez, da JWT, que participará do júri de Radio, participou apenas da reunião dos jurados com Costa e não ficou com o encontro com a imprensa especializada por compromisso de viagem. Mário D’Andrea, da Fischer & Friends, representará o País no júri que mais simboliza essa união dos criativos com o mundo dos negócios, o Titanium & Integrated Lions, que avalia os grandes cases de comunicação para as marcas. Também participaram Guga Ketzer, da Loducca, jurado de Film, Wilson Mateos, da DM9 DDB (Outdoor), Luciana Haguiara, da Almap BBDO (Cyber), Anselmo Ramos, da Ogilvy (Promo & Activation), Carlos Domingos, da Age Isobar (Direct), Gustavo Gaion, da Y&R (Media), Renata Melman, da 100% Design (Design), Flavio de Castro, da FSB (PR), Dulcídio Caldeira, da Paranoid BR (Film Craft) e Léo Xavier, do grupo Mobi (Mobile).