Sem categoria

PEPSI PROMETE MAIS AÇÕES DIFERENCIADAS

Publicado em

Se o objetivo era “chacoalhar” o mercado, a Pepsi conseguiu. Sua promoção “Pepsi em dobro”, que agitou no último final de semana não só os consumidores, mas também os supermercados, pode ser resumida como um sucesso de vendas. Por outro lado, discute-se também se os efeitos que a oferta muito menor do que a demanda de alguma forma não atingiram a imagem da marca. Para a empresa não. Para responder à notificação que recebeu do Procon logo na manhã de segunda-feira (12) para esclarecer os acontecimentos, avisou imediatamente que todos os consumidores que se sentiram lesados e procuraram o SAC da Pepsi ganhariam uma caixa do refrigerante. Conforme já havia esclarecido em comunicado, a empresa afirma que disponibilizou para venda um volume superior a 30 dias de vendas regulares. Luciana Fortuna, diretora de marketing, também havia afirmado em comunicado, que “o desejo da empresa com a iniciativa “Pode Ser Pepsi em Dobro” era mobilizar o consumidor para experimentar a bebida. Com uma participação distante da líder Coca-Cola praticamente em todo o Brasil, a Pepsi-Cola visa apresentar-se como uma alternativa que pode ser muito boa, conforme campanha publicitária criada pela Almap BBDO. A Pepsico Brasil, através de sua área de Bebidas, respondeu a perguntas formuladas pelo Blog.

A Pepsi chegou a estimar o volume de refrigerante que seria vendido durante os dois dias da promoção? A procura ultrapassou a previsão?

A Pepsi planejou a promoção, em conjunto com as redes varejistas, semanas antes ao lançamento da iniciativa. A demanda superou às altas expectativas que tínhamos para o período.

Mesmo avisando que a promoção valeria enquanto durassem os estoques a empresa entende que a falta do produto pode prejudicar sua imagem?

A promoção mostrou o potencial extraordinário da Pepsi, que com a campanha “Pode Ser’, que tem o objetivo de mostrar aos consumidores que sair da rotina pode ser muito bom, tem alavancado os índices de preferência da marca. De acordo com nossas estimativas, a campanha beneficiou diretamente cerca de 3 milhões de consumidores em todo o Brasil. Apesar do regulamento da ação prever que ela duraria nos dias 10 e 11 de setembro ou até o final do estoque, para atender aos consumidores que não conseguiram desfrutar da promoção, vamos entregar uma caixa da bebida para aqueles que entraram em contato com o SAC, outros canais oficiais da marca ou das redes varejistas.

Foi surpresa o fato de que às 8 horas da manhã de sábado já não havia o produto em vários supermercados?

Para se ter uma idéia, ficamos sabendo que as pessoas começaram a aderir à promoção na madrugada de sábado. Isso mostra a  força da marca e da comunicação que mobilizou os consumidores que responderam “pode ser” para a Pepsi.
A Pepsi subestimou seu poder de venda e o comercial estrelado por um dos principais garotos-propaganda do País e as gêmeas do nado sincronizado?

De forma alguma o poder de venda ou o filme foram subestimados. A operação de produção e logística foi dimensionada para atender à forte demanda que esperávamos para o período e colocou nas lojas, para venda nestes dois dias, volume superior a mais de um mês de vendas regulares.

Existe previsão de repetir a promoção de uma forma que atenda a demanda que o mercado apresentou nesta ação?

No momento não temos nada previsto neste sentido, mas certamente continuaremos surpreendendo os nossos consumidores com ações diferenciadas. O nosso centro é o consumidor. São suas necessidades e desejos que nos direcionam. Por isso a Pepsi sempre busca oferecer experiências diferenciadas. A forte adesão dos consumidores reforçou todo o potencial da marca. Vamos continuar levando ao consumidor novas experiências e mostrando que o “pode ser”, pode ser cada vez melhor e surpreendente.