Ação Social

PROJETO FORMA JOVENS PARA O AUDIOVISUAL

Publicado em

Formar jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado audiovisual é uma das ações da associação sem fins lucrativos Josefina Maria de Jesus, que visa apoiar e realizar atividades sociais para crianças, adolescentes, pessoas em situação de rua e idosos.

Criada pelo empresário do mercado audiovisual Edgar Soares Filho, a associação é uma iniciativa em parceria com o Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, que estreará nova programação do canal de TV pela internet no dia 1º de novembro.

Sem acesso a computadores, tablets, celulares e internet para acompanhar as aulas online durante a pandemia, além da falta de alimentação, crianças e adolescentes foram diretamente impactados pela crise sanitária.

Diante disso, proporcionar um caminho profissional para esse público representa um interessante caminho social. Além da formação, os participantes do projeto Rede Bom Jesus recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 600,00.

A Associação Josefina Maria de Jesus (AJMJ) investiu na estruturação do canal de TV pela internet, a “Rede Bom Jesus”, em parceria com o Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé. Com a missão principal de levar o evangelho, também projeta formar, capacitar e oferecer oportunidade de trabalho a esses adolescentes no setor audiovisual.

As atividades da “Rede Bom Jesus” com os bolsistas iniciaram no dia 20 de agosto de 2021, com a inauguração dos estúdios no salão paroquial do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé.

A AJMJ fornece todos os equipamentos audiovisuais, realiza a manutenção dos estúdios e disponibiliza os profissionais responsáveis pela formação e acompanhamento dos jovens bolsistas, o pagamento das bolsas auxílio, o que permite a “Rede Bom Jesus” realizar a produção de conteúdos, gravação de matérias e programas, transmissão das missas e demais atividades do Santuário.

A seleção dos bolsistas para participação no projeto realizou-se em maio deste ano, pelo Pároco Reitor do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, Padre José Vicente junto com a Associação Josefina Maria de Jesus e dois profissionais da Rede Bom Jesus, das áreas técnica e de produção. Os critérios de seleção foram o perfil socioeconômico familiar, idade, e interesse pelo projeto.

“A Rede Bom Jesus veio para somar ao trabalho da Basílica nas transmissões das celebrações, possibilitando a criação de novos conteúdos de evangelização. A participação dos aprendizes é uma forma prática de oferecer capacitação num trabalho que os jovens têm muito interesse”, diz o Padre José Vicente.

Todas as atividades práticas e aulas teóricas dos bolsistas são supervisionadas por profissionais e técnicos da Rede Bom Jesus. A grade curricular é composta de aulas de “Ética e comportamento para o trabalho”, “Produção de conteúdo para internet” com a jornalista Valquíria Vieira, “Edição e produção de reportagem” com o jornalista e produtor Edmilson Oliveira, “Edição de vídeo” a cargo do editor João Otabe, “Gravação de áudio e vídeo” com o cinegrafista Diego Souza, “Técnica de operação e gravação de áudio” com o operador de áudio Bruno Netto e “Introdução ao design e edição de imagem, técnicas de marketing e redes sociais” pelo publicitário Rafael Valsechi.

A Associação Josefina Maria de Jesus é uma homenagem à avó do empresário Edgard Soares Filho, uma matriarca forte, batalhadora, guerreira que construiu com o marido Adolpho Soares, uma família composta por dois filhos, enteadas, oito  netos e seis  bisnetos, deixando um legado de resiliência, perseverança e auxílio a quem dela precisasse.