Entidades

DIRETORIA NEGRA ASSUME CLUBE DE CRIAÇÃO

Publicado em

Chapa Pretasurgiu do diálogo, de uma pergunta entoada no grupo dos Publicitários Negros: “E se tivesse uma chapa com a gente?”.

A iniciativa resultou na eleição com 130 votos da primeira diretoria do Clube de Criação composta exclusivamente por profissionais negros, em pleito realizado nesta segunda-feira (25).

Joana Mendes, fundadora da YGB, é a nova presidente a entidade, e Gabriela Moura, creative data leader da Soko, a vice-presidente, para o mandato dos próximos dois anos. Duas mulheres pretas e LGBTQIAP+.

Em sua plataforma de campanha, o grupo defendeu que a diversidade alimenta a criatividade, destacando que essa diversidade se reflete em toda a chapa, principalmente por ser composta integralmente por pretas e pretos atuantes no mercado nacional, e também por ter duas mulheres na presidência.

“Não temos palavras para expressar quão felizes estamos em fazer esse movimento histórico no mercado publicitário nacional. Somos muito gratos a quem esteve conosco ao longo desse processo de campanha, seja apoiando publicamente e, principalmentevotando em nossa chapa. Queremos que esse seja o primeiro passo de uma jornada incrível para todas e todos, como sempre foi o nosso objetivo. Estamos reescrevendo a história juntos“, diz o comunicado da chapa vencedora.

Joana é de Rondônia e Gabriela de São Paulo. O Clube só teve duas presidentes mulheres desde 1975, Ana Carmem Longobardi, de 1991 a 1993 e a atual.

Na Chapa Preta, além da Joana e Gabriela, há outras pessoas LGBTQIAP+, gente além da cidade de São Paulo, vindos do interior do estado, de Rondônia, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

A Chapa 2liderada por Wal Tamagno, sócio da Alice Filmes, com a candidata à vice-presidente Luciana Haguiara, diretora executiva de criação da Media.Monks, teve 63 votos e já declarou seu apoio à nova diretoria do Clube de Criação.

A nova diretoria é composta também por Alan de Sá, Epaminondas Paulino, Erick Willmer, Heitor Caetano, Israel Bastos, Jessyca Silva, Marcelo Augusto, Mariana Mendes, Pedro Balle, Renan Damascena, Robson Rodriguez e Thamara Pinheiro.