Profissionais

EXECUTIVA ASSUME BU DA COCA-COLA NA SUIÇA

Publicado em
Paula Costa (foto de Iude Richele)

Paula Leal da Costa deixa a Diageo após três anos e assume como Head de Destilados Premium e Snacks da Coca-Cola HBC AG, engarrafadora do sistema Coca-Cola que opera em 29 países da Europa, África e Ásia e tem sede em Zugo, na Suiça.

A executiva tem mais de três décadas de atuação no mercado, sendo 20 anos na liderança de negócios globais na área de FMGC, (fast moving consumer goods, ou produtos de giro rápido), Luxo e Tecnologia.

A Coca-Cola HBC produz, vende e distribui uma ampla variedade de bebidas não-alcoólicas, como sucos, água, bebidas isotônicas, energy drinks, chás e cafés. A área de destilados premium e snacks do portfólio já fatura cerca de R$1,8 bilhão.

A partir de 1º de novembro, Paula Costa passa a se reportar diretamente a Naya Kalogeraki, COO da companhia e membro do board global. O trabalho será focado em conduzir as linhas de negócios de destilados premium e snacks para a próxima fase de desenvolvimento.

“Trilhei uma longa carreira na área de Marketing, mas sempre com uma forte orientação para negócios. Por isso, fomentar o crescimento através da construção de um time multifuncional de alto desempenho e assumir a gestão de uma nova área na maior distribuidora Coca-Cola da Europa é uma conquista importante na minha carreira”, diz Paula.

A executiva vinha atuando como vice-presidente de Marketing da Diageo no Paraguai, Uruguai e Brasil, onde contribuiu para o alcance de resultados recordes no ano fiscal de 2021.

A Diageo PUB cresceu 50% sua receita líquida em relação a 2020, rentabilizando significativamente a operação e tornando-se uma das maiores do grupo, apesar da pandemia. Com um time de ponta, ajudou a empresa a alcançar resultados recordes de share na categoria de uísque nos últimos três anos, principalmente através da revitalização da marca Johnnie Walker.

Além disso, estabeleceu uma nova estratégia para o portfólio de gin, tornando a sub-região a terceira maior do mundo na categoria para a Diageo, com as marcas Tanqueray, Gordon’s e Gilbey’s.

Ela também liderou o e-commerce da empresa para a América Latina, crescendo 244% em relação ao ano passado, e administrou o único canal direto ao consumidor relevante da Diageo, o The Bar, além de ter iniciado a parceria com Pure Players, como Amazon e Magazine Luiza. Como líder da área de inovação, dobrou a contribuição de  novos produtos na receita em 2021, lançando novas marcas, como Bailey’s e Smirnoff Infusions.

Paula já trabalhou em transformação digital, sustentabilidade e e-commerce. Diversidade é uma de suas maiores bandeira, já que foi patrocinadora de comitês de inclusão feminina pelas empresas que passou e iniciou a primeira iniciativa em diversidade racial na Diageo da América Latina, através do programa Origens, no qual vagas para a área de Marketing foram especialmente direcionadas para candidatos de origens raciais diversas.

Paula Costa traz consigo uma sólida experiência internacional. Na Unilever, ocupou vários cargos de Marketing ao longo de 15 anos, passando pela América Latina, Reino Unido e Europa, em funções nacionais, regionais e globais. Antes da Diageo, Paula foi vice-presidente de marketing da Electrolux na América Latina, CMO da L’Oreal no Brasil e GM da sua Divisão de Luxo, e diretora de marketing da divisão de TI e Celulares da Samsung Brasil.

Formada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e com MBA na mesma área pela Fundação Dom Cabral, Paula foi homenageada no prêmio “Women to Watch 2015″ como uma das lideranças femininas mais promissoras do Brasil, e vencedora da categoria “Turnaround de Negócios” do Prêmio WeQual Americas em 2021.