Streaming

CINEMA RUSSO, POR QUE NÃO?

Publicado em

Começa nesta quinta-feira (16) a segunda edição do Festival de Cinema Russo no Brasil, com transmissão em streaming pela plataforma Supo Mugam Plus que pode ser assistida gratuitamente pelo Spcine Play.

A mostra se estende até 10 de outubro e é composta por oito filmes de diferentes gêneros como drama, comédia, animação e documentário.

A divulgação no YouTube e nas mídias parceiras do evento se dá através de um vídeo produzido pela Roskino, estatal russa de conteúdo audiovisual que representa a indústria cinematográfica daquele país nos mercados internacionais.

Criada como Sovkino em 1924 para promover as produções cinematográficas russas no exterior, a empresa se tornou e Sovexportfilm em 1945 e Roskino em 2012 e também atua pela introdução de talentos russos no exterior, assim como apoia a co-produção no território do país e trabalha para atrair investidores nas produções.

A Spcine Play é a única plataforma pública de streaming do Brasil. A curadoria exibe filmes das principais mostras e festivais de cinema de São Paulo, ação inédita entre serviços do gênero.  A Spcine Play também exibe conteúdos exclusivos da programação cultural da cidade de São Paulo.

O Festival de Cinema Russo é um projeto organizado pela Roskino com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa. Objetivo é apresentar a espectadores estrangeiros uma variedade de conteúdo russo contemporâneo, de longas-metragens a documentários e animações. Em 2020, o festival foi realizado em quatro países (Austrália, México, Espanha e Brasil) em formato online, reunindo mais de 120 mil espectadores.

Em 2021, o RFF já aconteceu na Argentina, Chile, Uruguai, Cazaquistão e Coreia do Sul. Para a indústria cinematográfica russa, este é o primeiro projeto online voltado a um grande público internacional.

A Spcine Play oferece uma programação selecionada e gratuita desde o início da pandemia, em março de 2020. Atualmente, são mais de 250 títulos, entre filmes e séries, que podem ser acessados de qualquer lugar do país. Deste total, 200 títulos são brasileiros.