Televisão

SILVIO SANTOS EM IMAGENS EXCLUSIVAS

Publicado em
Há 23 anos, o primeiro Teleton do SBT para AACD

O primeiro Teleton em 1998 é uma das quatro imagens exclusivas de Silvio Santos que o SBT comercializa com ineditismo entre as TVs, via Token Não Fungível (TNF), com objetivo de gerar negócios nesse novo campo, aberto pela Criptoarte.

A ação que oferece imagem digital exclusiva ao comprador é lançada como parte das comemorações dos 40 anos da emissora. Outras imagens icônicas do empresário e apresentador referem-se à inauguração do SBT em 1981, do complexo Anhanguera em 96 e apresentando o Topa Tudo por Dinheiro em 92.

Como explica Fernando Pensado, Head de Inovação do SBT, “a oferta destes NFTs para os fãs do SBT e do Silvio Santos, simboliza também um novo momento do SBT no processo de transformação digital da emissora”.

A iniciativa do SBT na comercialização de obras digitais de seu acervo via NFT’s foi realizada em parceria com a empresa InspireIP, que, através de tecnologia desenvolvida, possibilita a transformação de produtos digitais em NFT, permitindo que ele seja transferido ou vendido em um marketplace próprio ou em outros marketplaces existentes.

Segundo Caroline Nunes, CEO da InspireIP, o pioneirismo do SBT vai ajudar a popularizar os NFT’s no Brasil. “O leilão de NFT do SBT vai permitir que o conhecimento sobre criptomoeda e Blockchain chegue a toda a população. Teremos netos, pais e avós pesquisando sobre a tecnologia, querendo participar do leilão, dando lances. É muito mais que um simples leilão de NFT. É uma revolução cultural”, explica Caroline, que é advogada e mestre em Propriedade Intelectual pela University of Southern California, nos EUA.

Os lances serão via MATIC, uma criptomoeda , sendo o valor inicial de cada imagem, na conversão para reais, correspondente a R$ 40 e o incremento para cada lance a R$ 10. Os interessados poderão comprar através do cartão de crédito pela carteira Metamask.

Após a compra, o arrematante terá posse do NFT registrado na blockchain, lembrando que isso não o dará o direito de explorar o item comercialmente, podendo apenas revender o NFT no marketplace. O leilão será encerrado em 30 de setembro, às 17h de Brasília.

Os NFT’s têm conquistado o universo das artes digitais e funciona como um certificado digital estabelecido por meio de um protocolo de segurança (blockchain), que define originalidade e exclusividade aos bens digitais. Eles podem ser aplicados a qualquer item digital, como fotos, jogos, músicas, GIFs, textos, entre outras milhares de opções. O NFT é uma tecnologia que garante aos compradores a propriedade de determinado bens digitais, o que reflete na oportunidade para que um novo mercado se instale, envolvendo colecionadores e investidores interessados na aquisição de obras e ativos digitais.