Revistas

“ELLE” REVERENCIA BOB WOLFENSON

Publicado em
Taís  (Clique para ampliar)

Edição da revista “Elle que chega às bancas nesta sexta-feira (12) homenageia um dos profissionais mais destacados da fotografia no Brasil. Bob Wolfenson comemora 50 anos de carreira. A edição terá cinco capas comemorativas, com clicks do fotógrafo de personalidades como Anitta, Carol Trentini, Mano Brown, Maria Bethânia e Taís Araújo.

No conteúdo da revista um ensaio com mais de 70 fotos de Bob Wolfenson, retratando Luiza Brunet, posando nua, Jesuíta Barbosa, Jojo Todynho, Debora Bloch, Zé Celso Martinez Corrêa, Laura Neiva e Chay Suede, além de uma série de outros convidados especiais.

Na entrevista da edição, Anitta fala sobre abuso sexual, cirurgias plásticas, polêmicas e cultura do cancelamento. Mano Brown revisita o passado e escancara a sua visão política do presente. Maria Bethânia revela detalhes do novo álbum de inéditas, sua relação com a moda, medos, fé e a conexão com Caetano Veloso. Bob Wolfenson fala de curiosidades de cinco décadas de carreira em entrevista ao amigo de adolescência Serginho Groisman.

Fundada na França em 1945 pelo Grupo Lagardère “Elle” foi lançada no Brasil em 1988. Atualmente é publicada pelo Grupo Papaki, de Alexandre Sallouti e Mario Peixoto, um dos mais importantes do audiovisual brasileiro.

Nascido em São Paulo, onde vive e trabalha desde os 16 anos, Bob sempre transitou com fluidez por diversos gêneros da fotografia: de retratos a nus, cruzando a publicidade, a arte, e, claro, a moda, que lhe projetou nacionalmente ainda no século 20.

“Esta é uma edição cheia de significados e talvez a mais histórica que já concebemos. A começar pelo fato de que, há um ano, anunciávamos com certa inocência e bastante entusiasmo a volta da Elle ao Brasil. Não fazíamos a menor ideia de que, exatamente na mesma semana, o mundo inteiro entraria em colapso por causa da pandemia. Apesar de tudo, estamos aqui e isso, além de um grande privilégio, é motivo para alguma felicidade”, diz Susana Barbosa, diretora editorial da publicação.

Carol (clique para ampliar)

“Quando a Susana Barbosa me convidou a fazer um número especial para celebrar os 50 anos de minha trajetória, fiquei lisonjeado, mas ao mesmo tempo preocupado. O que fazer e como? No entanto, uma parceria forte se estabeleceu com o genial e incansável diretor criativo Luciano Schmitz, um milionário de ideias, que por duas semanas em uma jornada exaustiva, mas muito gratificante, foi construindo e sugerindo reinterpretações de meus trabalhos”, conta Bob Wolfenson.

“O que facilitou a coisa toda é que transito por vários gêneros da fotografia. E pude ser esses muitos fotógrafos que sou, nestas páginas, cruzando um trabalho com outro, sobrepondo ideias, evocando memórias de infância e, por fim, exercendo meu ofício de fotógrafo de moda. Os nus, os retratos travestidos de moda, os retratos em si, as modas em si, tudo isso fomos reinventando e atualizando também em relação às questões identitárias tão fundamentais e presentes na nossa época”, completa Wolfenson.

O livro “Belvedere” (Cosac Naify, 2013), de autoria de Bob, sobre lugares decadentes e kitsch, foi a inspiração para os ensaios com Anitta, Erika Hilton, Jojo Todynho, Jesuíta Barbosa e Taís Araujo.

“Para mim, Bob é o maior e melhor fotógrafo do Brasil e eu nunca escondi isso dos outros com quem trabalho e também admiro e respeito. Ele é alguém que cultiva valores genuínos, um defensor das liberdades individuais, que se posiciona com firmeza, mas também ri de si mesmo e permite que riam dele. Com o Bob não tem tempo ruim. E, se tiver, ele dá um jeito de transformar em belas imagens, como fez quando teve seu estúdio alagado por uma enchente que desfigurou parte de seu acervo. Por ele, não medimos esforços para colocar de pé esta edição, que foi inteira fotografada duas semanas antes de ir para a gráfica, um risco que corremos com disposição e um sorriso no rosto, escondido por trás das máscaras”, explica Susana Barbosa.