Ação Social

DEIXEM NOSSO GELO EM PAZ

Publicado em

Os habitantes de Salla, cidade mais fria da região da Lapônia finlandesa, tem certeza de que em 12 anos seus lagos gelados serão navegáveis. Que o gelo vai derreter para sempre e que, como diz um velho ditado local, Päivätar, a Deusa do Sol, vai voltar.

Por essas razões apresentadas em campanha criada pela agência Africa, Salla se candidatou a sediar os Jogos de Verão de 2032.

A ação, na verdade, é um alerta sobre as mudanças climáticas, mais graves quanto mais próximos dos polos, provocadas pelo aquecimento global.

Sofrendo com as consequências de um clima cada vez mais imprevisível e invernos mais curtos, essa pequena cidade acima do Círculo Polar Ártico decidiu dar um passo à frente ao chamar a atenção para o problema de uma maneira inusitada.

Logo após a divulgação de um irônico vídeo, uma coletiva de imprensa com o  prefeito Erkki Parkkinen e especialistas em clima esclareceu o objetivo do anúncio.

O objetivo é fazer um apelo para que todos refletissem e se sensibilizassem pela luta contra a crise climática atual. E mesmo sem a real intenção do município em apresentar a candidatura, Salla seguiu todos os passos e protocolos para sediar os Jogos de Verão, incluindo a criação de logomarca, bid book, uniformes, ações promocionais e nomeação de mascote.

“Nossa intenção aqui é clara. Queremos manter Salla como ela é e manter nossos invernos frios e cheios de neve. Então houve essa ideia maluca de sediar os Jogos de Verão em uma das cidades mais frias do planeta”, disse Parkkinen.

 “Se nós ficarmos para trás e não fizermos nada neste momento, deixando o aquecimento global prevalecer, vamos perder a nossa identidade. E a cidade que tanto amamos, assim como muitas outras ao redor do mundo, vai deixar de existir como conhecemos”, completou.

 A iniciativa #SaveSalla foi idealizada pela agência Africa em parceria com o município de Salla e a House of Lapland com o apoio da “Fridays For Future”, movimento internacional pelo clima iniciado com Greta Thunberg e outros jovens ativistas.

“Muito mais que uma questão local, esse problema pertence ao mundo todo e, por isso, precisa ser discutido em tamanha escala. Temos o privilégio de fazer parte de uma rede internacional que nos possibilitou chegar até Salla, essa pequena cidade que nos recebeu tão bem e prontamente abraçou a ideia e sua importante mensagem ao mundo”, comentou Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa.

O divertido filme #SaveSalla foi produzido pela Triatoma e dirigido por Santi Dulce, com fotografia de Gabriel Bianchini A campanha também inclui um site que fornece soluções práticas para enfrentar a emergência climática e um convite para que as pessoas conheçam mais sobre a Fridays For Future, além de maneiras de apoiar o movimento.

“É inevitável. Temos apenas um planeta para viver e uma imensa responsabilidade para com as gerações futuras. Todos nós podemos fazer a diferença. O que não podemos fazer, em nenhuma circunstância, é negar o problema e nos omitir. Os riscos serão graves e inevitáveis ​​”, disse Joe Hobbs, ativista da Fridays For Future e Diretor de Operações da Climate Cardinals. 

Criação de Nicholas Bergantin, Rodrigo Adam, Mihail Aleksandrov, Leonardo Zardo e Maso Heck, com direção executiva de Matias Menendez e direção geral de Sergio Gordilho. Áudio da Satélite, com direção musical de Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi  e Thiago Colli.