Pesquisa

AS PROMOÇÕES MAIS ACESSADAS EM 2020

Publicado em

Pesquisa realizada pelo Portal da Promo com 2.300 consumidores, apontou as principais promoções do ano passado, seja no formato participe e concorra ou cash back, que oferece dinheiro de volta.

O trabalho é do portal criado por Pérola Freeman, publicitária com 25 anos de experiência no mercado, especialmente na área promocional.

Entre os gatilhos que mais fazem com que as pessoas participem das promoções, a pesquisa mostra que 57% se engajam em promoções muito fáceis de participar, 31% aderem ações porque conhecem as marcas e apenas 13% vão pelo alto valor dos prêmios. E quanto mais jovem o público, maior é o engajamento nas promoções.

Sobre os canais considerados mais relevantes para o ambiente promocional, os participantes da pesquisa escolheram ponto de venda (37%) e internet (35%) à frente da televisão (27%). No meio digital, os respondentes preferem participar de campanhas pelo WhatsApp (46%) em vez do tradicional hotsite (33%). O QR Code foi o preferido de 11% dos respondentes e os aplicativos 10%.

Entre os itens facilitadores para que as pessoas entendam melhor e se engajem nas promoções, está a afirmativa “Não precisar guardar o cupom fiscal” (40%), que se mostrou mais importante que o “uso de tecnologias como WhatsApp e QRCode” (31%) ou “Cadastro com poucos dados” (29%). As ações “Promoção É bom, é do bem, é Ypê” e “Elma Chips numa Mão, Grana na Outra” foram consideradas as promoções mais fáceis de participar.

No modelo “Compre e Concorra”, as três ações que estão no topo do ranking denotam um perfil similar, realizadas por grandes marcas, com alta recorrência em promoção, e cuja premiação alertava o público sobre a possibilidade de “mudar de vida”.

O awareness, como sempre, também é um atributo essencial. Não à toa, 71% dos respondentes lembravam-se de pelo menos uma das promoções. Entre as Top 3 mais lembradas estão “Ypê – Promoção É bom, é do bem, é Ypê”, “Guaraná Antarctica – Promoção Ajuda Guaraná” e “Friboi – Promoção Friboi”.

A pesquisa “Raio-X da Promoção 2020” definiu também as promoções tipo cash back mas acessadas e os motivos de engajamento, como como “Dinheiro de Volta”, “Experimente grátis”, “Dinheiro no Bolso” e “Grátis”.

Pela ordem, foram essas as vencedoras: 1 – J&J – #vamoscuidar Grátis, 2 – Nestlé – Dinheiro de Volta, 3 – Seara – Mestre do Sabor, 4 – Nescau – O Melhor de Nescau sem Pagar um Real, 5 – Monbijou – Toda Maciez que Você Merece,
6 – SBP – Banca sua Proteção, 7 – Intimus – Experimentar é Grátis, 8 – Bom Ar e Harpic – Sua Casa Limpa e Perfumada ou seu Dinheiro de Volta, 9 – Danone – Experimente Novidades Grátis, e 10 – Nívea – Dinheiro no Bolso.

Entre as Top três promoções de cashback mais lembradas estão “Nestlé – Dinheiro de Volta”, “Seara – Mestre do Sabor” e “Nívea – Dinheiro no Bolso”. Sobre os canais mais relevantes para esse tipo de ação, a TV está no topo da lembrança do público (37%), seguida de supermercado (34%) e internet (27%).