Campanhas

VENCENDO O ISOLAMENTO

Publicado em

O astronauta John Olivas sabe muito bem o que é estar isolado do mundo. Sua experiência no espaço inclui duas viagens interplanetárias. Seu retorno e a retomada da vida com a família e os amigos inspiraram a nova campanha de Johnnie Walker, criada pela Almap BBDO e que estreou neste domingo (27) no intervalo do “Fantastico”.

O filme é parte da comemoração dos 200 anos de história da famosa marca de uísque. Criada no Brasil, a campanha também está sendo veiculada em vários outros países.

O comercial acompanha a jornada de um casal de astronautas que retorna ao planeta ao mesmo tempo de milhares de outras cápsulas. Traz uma mensagem de otimismo e nos leva a imaginar um futuro cheio de esperança.

A visão de Olivas é, na verdade, uma referência ao que iremos sentir quando tudo que estamos vivendo passar. O conceito “Os próximos 200 anos estão apenas começando. Keep Walking” fortalece o positivismo sobre futuro cheio de possibilidades.  

“Com essa campanha, Johnnie Walker reforça o espírito Keep Walking e dá mais um passo em sua narrativa de 200 anos que tem como foco olhar para o futuro e suas possibilidades. O filme, ao mostrar o valor dos pequenos grandes prazeres do dia a dia, inspira. Além disso, traz a diversidade, tão necessária, com os protagonistas representados por uma mulher negra e um astronauta real de origem mexicana”, diz Paula Costa, vice-presidente de Marketing da Diageo.       

Durante este ano, a marca apresentou algumas ações em comemoração aos seus 200 anos de jornada e o filme, que estreia agora na TV e meios digitais se mantém no ar em 2021. Produzido pela Iconoclast, “Astronauta” será lançado em duração aproximada de dois minutos, com versões reduzidas. A locução do vídeo é do próprio astronauta John Olivas, que nos estimula a pensar no mundo cheio de perspectivas e sobre o que queremos celebrar nessa nova jornada. 

Segundo Luiz Sanches, chairman e CCO da Almap BBDO, “a ideia da campanha foi destacar o sentimento que vivenciamos no momento e projetar a emoção de dar os primeiros passos rumo ao futuro usando como analogia as sensações de um astronauta ao regressar ao nosso planeta”.   

O roteiro mostra toda a jornada de volta à Terra com uma grande produção. Imagens da galáxia, a tensão no rosto dos astronautas, a contagem regressiva, tudo é retratado no filme, até que a cápsula espacial finalmente pousa com segurança e então se inicia uma nova história.

As cenas espaciais foram parcialmente gravadas em estúdio, usando um painel de LED para simular cenas do espaço, a mesma tecnologia usada em longas-metragens como “Gravidade” e depois compostas com imagens geradas por computador. As externas aconteceram no litoral de São Paulo.  

John Olivas, de 55 anos, é um astronauta americano de origem mexicana.  Nascido em Los Angeles, na Califórnia, Danny, como é conhecido, cresceu em El Paso, no Texas. É formado em engenharia mecânica pela Universidade do Texas, com mestrado na Universidade de Houston e doutorado em ciência de materiais e engenharia mecânica na Universidade Rice.

Em 1998, ingressou na NASA como engenheiro. Sua primeira missão (STS-117 Atlantis) foi em 2007 e ficou 13 dias para instalação de painéis solares na ISS. Na segunda, em 2009, foi como tripulante da STS-128 Discovery e cumpriu três turnos de caminhadas no espaço, durante a instalação e manutenção de módulos científicos componentes da ISS. 

Criação de Breno Ribeiro e Marcelo Pignatari Rosa, com direção criativa de Fernando Duarte e Henrique Del Lama, direção executiva de Marcelo Nogueira e direção geral de Criação de Luiz Sanches.

Produção da Iconoclast, dom direção de Ian Ruschel e Gabriel & Quemuel, fotografia de Pierre de Kerchove e Edvaldo Raw. Produção executiva de Francesco Civita, Alonso Sperb, Elisa Mello e Mariela Costa. Som da Jamute, com produção de James Pin