Games

UM JOGO PELA CULTURA

Publicado em

Autor de “Pauliceia Desvairada”, livro de poemas símbolo do movimento modernista brasileiro, Mário de Andrade é o primeiro dos três personagens do game “Os Andrades”.

Criação do publicitário Filipe “Fifo” Lazarini, redator sênior da agência Gauge Digital, o projeto está em fase de construção e busca de parceiros para seu lançamento.

Objetivo é informar de forma divertida e com linguagem adequada ao target, sobre a Semana de Arte Moderna e sua influência sobre toda uma geração de escritores do país.

Além de patrocínio, Lazarini também quer promover parcerias com escolas e cursinhos pré-vestibulares a fim de que o conhecimento a respeito desse importante movimento literário chegue aos jovens através do formato de um game.

Realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação da linguagem, que permitiu experimentação, liberdade criativa e ruptura com o passado, envolvendo não só a literatura mas também a música, arquitetura e artes plásticas.  

Mário Raul Morais de Andrade foi um poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista, ensaísta e fotógrafo brasileiro.

Fifo: parceria com escolas e cursinhos

Ele foi escolhido pelo publicitário para abrir a série do projeto que conta com três games, focando também Oswald e Carlos Drummond, que completam o trio de Andrades.

O primeiro relata uma aventura no Espaço e no Tempo, que acontece com Mário de Andrade tentando achar as suas poesias no centro de São Paulo de 1922, instantes antes da Semana de Arte Moderna começar. 

O segundo se inicia quando de Andrade vai tentar pegar poemas dos mais diversos feitos antes e também depois da Semana. Já o terceiro vai acontecer em Itabira, cidade natal de Drummond, onde irá realizar a sua busca pela cidade. 

A intenção é que estes jogos virem uma forma acessível de suplementação educacional para estudantes no final do ensino fundamental e também ensino médio, pré-vestibulandos além de um entretenimento educacional para jogadores de todas as idades.

Com meta de arrecadação de R$ 80 mil, Fifo Lazarini tem um endereço na plataforma Kickante de financiamento coletivo aberta para quem quiser fazer parte ou colaborar com o projeto.

Redator publicitário, Designer de Games e Escritor, Fifo Lazarini começou sua carreira publicitária há pouco mais de dez anos na então WoodyComRossetto. Entre outras agências trabalhou também na Bigman, Salve, Moma, Track DDB e Fri.To.