Profissionais

VOLTA, PAPAI NOEL!

Publicado em

Afastado, o “verdadeiro” Papai Noel não está no trono do Morumbi Shopping depois de 21 anos

Sábado, 9 de novembro de 2019, 6 horas da manhã. Antonio de Oliveira Neves acorda e retoma uma rotina de 21 anos. Dirige da Moóca até o Morumbi Shopping. Veste a roupa vermelha, contrastando com barba e cabelos brancos originais, para receber pedidos e alegrar crianças até o Natal.

Sábado, 23 de novembro de 2019. À noite, em sua casa, ele recebe uma ligação de Márcio de Paula, coordenador de RH da agência Intermeio Eventos, responsável pelo contrato com o shopping.

Avisa que seria afastado e substituído para se recuperar de uma cirurgia oftalmológica. Conforme se alegou, os olhos vermelhos estariam prejudicando as fotos que faz com seus fãs mirins, o que não foi confirmado pelo fotógrafo oficial do espaço de Natal do shopping.

E apesar da Intermeios prometer pagar por todo o período de trabalho, que iria até 24 de dezembro, e também o seu retorno no próximo ano, uma profunda tristeza se abateu sobre o mais tradicional Papai Noel de São Paulo e as centenas de crianças, algumas já crescidas, que o visitam durante essas duas décadas naquele centro de compras.

Procurado pelo Blog, Marcio de Paula disse que não responderia perguntas por telefone. Sugeriu uma visita à agência e uma consulta formal ao Morumbi Shopping.

Segundo a assessoria de imprensa do centro de compras, a versão do empreendimento remete realmente o estado de saúde de Antonio, que exigiria um descanso para recuperação. Solicitado pelo Blog, um comunicado oficial do Morumbi Shopping não chegou até a postagem dessa matéria.

Mas o Papai Noel não quer descansar. Quer trabalhar no que o motiva e o faz esperar o ano inteiro, ou seja, interagir com o público e as crianças que o visitam há tantos anos no Morumbi.

Antonio ganhou o carimbo de “O Verdadeiro Papai Noel” porque vive o personagem 24 horas por dia, durante 365 dias por ano. Com sua barba e cabelos brancos, aos 78 anos ele ainda trabalha como vendedor de baterias automotivas para sobreviver, mas contando as horas para a chegada do final de ano.

“Eu amo o Natal. Queria que tivesse pelo menos dois Natais por ano”, disse ele em reportagem do Hypeness publicada em dezembro do ano passado.

Antonio também costuma participar de eventos, gravações e visitas a até sete casas na noite de Natal. “O corpo cansa, mas eu adoro fazer isso. É bem melhor que vender bateria de carro”. Durante a carreira, já fez dezenas de campanhas publicitárias, deu entrevista para jornais e revistas, tomou café com a Ana Maria Braga e foi contratado para diversos eventos.

Agora, só falta algum outro Papai Noel atender seu último pedido: escrever um livro sobre sua trajetória como o mais famoso personagem de Natal.