Internacional

CAMPAIGN ELEGE 3 BRASILEIRAS

Publicado em

Tech and Soul, Artplan e Suno estão entre as independentes mais criativas

 

Goleiro Distraído: campeão de prêmios

A edição norte-americana da revista inglesa global de negócios, publicidade e marketing “Campaing’, está divulgando o resultado do levantamento “Latin America’s 10 hottest independent creative agencies”, no qual inclui as brasileiras Artplan, Suno e Tech and Soul.

Conforme matéria sobre o tema, o mercado de publicidade da América Latina está crescendo a taxas mais rápidas do que a Europa e a América do Norte, graças ao rápido crescimento do envolvimento digital e à crescente classe média em vários países. Ainda segundo a publicação, a América Latina está entre as regiões de publicidade que mais crescem no mundo, de acordo com a previsão de gastos com publicidade da Magna Global . Os relatórios afirmam que a América Latina deve crescer 7,3% até o final de 2019, um pouco abaixo do crescimento de 7,4% da Ásia.

O México é o país com mais agências citadas no estudo, quatro: (Anónimo), Montalvo, Circus e Nómades, enquanto a Argentina conta com duas: Coupé e Don. Embora o levantamento considere três brasileiras, a GUT, que também tem operação no país, Brasil, na verdade foi fundada em Miami, parte do mercado hispânico dos Estados Unidos.

Sobre a Artplan, “Campaing” afirma que é maior empresa independente do Brasil, com escritórios em São Paulo, Rio e Brasília, fundada em 1967. A revista cita a conexão da agência com o Rock in Rio, criado pelo seu fundador, Roberto Medina, em 1985.

Na descrição da Suno United Creators, a publicação enaltece Guga Ketzer, que após se consolidar no mercado como principal criativo da Loducca e LDC, atual Tribal, iniciou seu novo projeto com parceiros especializados em várias áreas do marketing. Ao lembrar que a agência iniciou suas operações com aval da conta do banco Santander, “Campaing” informa que a Suno também atende marcas importantes como iFood e a cervejaria Eisenbahn.

A publicação destacou o Gran Prix de “Goleiro Distraído” no Cannes Lions de 2019 da Tech and Soul, que acumulou nessa edição do festival de Cannes dois Leões de Prata e cinco de Bronze, posicionando-se entre as três principais independentes do evento ao lado da Droga5 e Wieden + Kennedy.

Cita que o case “Goleiro Distraído”, criado para a Uber, também conquistou troféus nos festivais One Show, D&AD, New York Festival e Clio.

Quanto à GUT, “Campaing” justifica que embora sediada nos Estados Unidos, suas raízes estão na América Latina, através de seus fundadores, o brasileiro Anselmo Ramos e o argentino Gastón Biggio. Conta suas trajetórias na David e na Ogilvy, onde Anselmo liderou a realização do premiado case “Real Beauty Sketches” de Dove. Destaca ainda, que a agência conquistou recentemente, as contas da Domino’s Pizza e da Ambev’s Skol, a maior marca de cerveja do Brasil, e a campanha de Mercado Livre.