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CHEVROLET LANÇA ONIX EM TODAS AS TELAS

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Foto de Kenzo Sanenatsu

Projeto multiplaforma para o lançamento mais importante da Chevrolet nete ano representa um conjunto de ações inéditas, inclusive parceria de comunicação integrada com o grupo Globo.

O início foi a ativação do movimento #MenosNuncaMais, criada pela WMcCann através de sua divisão Commonwealth//McCann, responsável pelo atendimento exclusivo à montadora.

Esse movimento visa fomentar uma discussão sobre o real valor das coisas, mostrando o quanto as pessoas se acostumaram em pagar mais caro por atualizações. A estratégia reforça que o carro vem com muito mais mantendo o mesmo preço da versão anterior.

A discussão e uso da hashtag começou nas redes sociais de Felipe Andreoli, Bárbara Coelho e Lucas Strabko, o Cartolouco, apresentadores da TV Globo. Eles comandaram uma live apresentando o novo Onix.

A conversa começou no G1, transitou para o primeiro intervalo do “Jornal Nacional” e, após 60 segundos na TV, voltou para o digital. A fluidez da história entre as telas, a total integração entre plataformas e o uso da tecnologia QR Code durante a exibição do conteúdo na TV, permitiu o acesso rápido, via celular, à continuação da live, tornando hisórico o projeto, criado em parceria entre Chevrolet, Globo, WMcCann e Isobar.

Paralelamente à ação de comunicação, estão sendo realizados dois eventos de lançamento em Porto Alegre. Os eventos foram divididos em duas fases. Primeiro, Carlos Zarlenga, presidente da GM na América do Sul, apresentou o conceito “As definições de carro foram atualizadas”. Depois, ele apesentou o modelo premier do carro, uma versão sedan com funcionalidades diferenciadas.

“Um lançamento histórico merece uma ação inédita e totalmente inovadora. Vamos marcar com uma campanha 360º usando TV e digital de uma forma criativa e de grande impacto’’, destaca Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

Para a Globo, dados do projeto como as 48 horas ininterruptas de produção de conteúdo e o tempo recorde de apenas uma semana para o desenvolvimento das ações, são resultados do atual momento da empresa. Um trabalho que materializa o movimento de integração total entre TV e Digital, com o conteúdo fluindo entre os meios e unindo conteúdo, tecnologia e dados para a criação de projetos relevantes para a empresa, o mercado e os consumidores.

 “Esse é um projeto que reúne as principais novidades em formatos comerciais e inovação em que a Globo tem trabalhado recentemente Estratégico para todos os envolvidos, coloca à disposição da Chevrolet a força e credibilidade do nosso conteúdo, o carisma e poder de engajamento dos nossos talentos e a capilaridade de distribuição de nossas histórias para esse grande lançamento no mercado”, diz Eduardo Schaeffer, diretor de Negócios Integrados da Globo.

Entre as novidades que compõe o projeto, destaque para o “Primeiríssima Posição”, produto comercial que garante ao anunciante a exibição de suas mensagens imediatamente após o primeiro bloco do “Jornal Nacional”, ampliando o engajamento e visibilidade das campanhas. Além disso, o uso do QR Code, facilitando o consumo do conteúdo cross plataforma, também é um marco no trabalho.

“Essa é uma grande campanha que contempla todo o mix de meios e transita por todos os pontos de contato do consumidor,” destaca André França, vice-presidente de mídia da WMcCann.  “Esse é o momento de usar a TV como uma plataforma que se comunica com todas as outras. A tela da TV é mais um device que faz parte de uma história. Dessa forma, o conteúdo tem que permear todos os meios onde consumidor estiver, seja a tela da televisão, computador, tablet ou celular,” finaliza.

“Imagine ter a audiência de um evento como o SuperBowl, só que todos os dias. É essa a audiência do Jornal Nacional. Ter esses números a nosso favor e usá-los estrategicamente junto a dados de mercado, nos permite criar uma experiência nova e convidar o consumidor a continuar ajudando a construir a história do Onix”, diz Ana Leão, Diretora-Geral da Isobar em São Paulo.

Na sequência,  foi para o ar o manifesto “Desacostume-se”, com criação da WMcCann, produção da O2 Filmes e direção de Quico Meirelles. Na peça, são mostradas situações atuais, onde as pessoas se sujeitam a aceitar sempre menos: menos descanso, menos conforto, menos comida, menos espaço e sempre pagando mais por isso. Após isso foi apresentado o novo Onix, com todos os atributos mais recentes e com o mesmo preço de mercado da versão anterior.

Os esforços de comunicação contam ainda com peças para o digital, OOH, inserções em Pay TV e TV aberta. A campanha se estende até 28 de setembro, quando chegará a uma nova fase, com peças que, mais uma vez, vão evidenciar o conceito do novo Onix: “As definições de carro foram atualizadas”.