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VOZES DO SILÊNCIO

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Criada pela agência de Live Marketing TracyLocke Brasil, campanha pela conscientização da prevenção ao suicídio, iniciativa do CVV e Libbs Farmacêutica, ganhou música e clipe lançado nesta terça-feira (10) pelo cantor e compositor Carlinhos Brown.

O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio ( World Suicide Prevention Day) é celebrado em 10 de setembro com diversas atividades em todo o mundo desde 2003. No Brasil foi criada em 2015 a marca “Setembro Amarelo”.

 “Vozes do Silêncio”, exalta a importância da vida e incentiva o diálogo sobre o suicídio e foi composta para a campanha “Falar pode mudar tudo”.

O objetivo da estratégia é incentivar o diálogo em torno do tema, além de mostrar que o silêncio, o preconceito e o tabu sobre o suicídio podem ser gatilhos para quem está sofrendo. De acordo com o CVV, quando as pessoas conversam sobre suas tristezas e pensamentos suicidas sem se sentirem julgadas, têm mais facilidade para encontrar novas alternativas e seguir em frente.

O Brasil é o oitavo país do mundo em número de suicídios. São cerca de 12 mil por ano. Em média 32 pessoas se matam por dia, representando a terceira maior causa de morte entre jovens. No mundo, mais de 800 mil pessoas se suicidam anualmente. 

“O nosso propósito é contribuir para que as pessoas alcancem uma vida plena. Esse é o nosso maior compromisso. Com essa campanha, queremos quebrar o tabu sobre o assunto e incentivar as pessoas que estão passando por alguma situação difícil a falarem, e principalmente, queremos incentivar todas as outras a ouvirem. Isso pode mudar tudo. Nós podemos mudar tudo”,diz Wilson Junior, diretor da unidade B2C da Libbs.

“Construímos uma linda história para que chegue àqueles que muitas vezes se consideram sem esperança. Nosso intuito é que você fale, queremos que o outro fale, que as pessoas se comuniquem. Afinal, falar pode mudar tudo. Estamos estendendo a mão em forma de melodia”, diz Carlinhos Brown sobre sua participação no projeto. 

Além da música, foram criados canais informativos nas redes sociais – Instagram, Twitter e Youtube –, com o nome da campanha (@falardesuicidio), para abastecimento de conteúdo educativo, além da participação de influenciadores digitais engajados na causa.

 “A causa é tão importante e, por isso, dá mais orgulho participar deste projeto, que tem um grande potencial de engajamento e um propósito tão nobre. Mais do que criar uma delicada campanha de conscientização, queremos levantar uma bandeira sobre um grave problema que o país convive todos os dias”, afirma Pipo Calazans, CEO da TracyLocke Brasil. 

Criação de Francine Bittencourt, Mila Fregona, Leandro Calado, Pedro Paoliello, Amanda Guimarães, Thiago Dias, Lincoln “T2” Ureshino e Vivian Sena, com direção criativa de Daniel Machado, direção executiva de Nina Lucato e direção geral de criação de Rodolfo Barreto.

Produção da Delicatessen Filmes, com direção de cena de Lua Voigt, fotografia de Leo Kawabe e produção executiva de Luciana Mattar. Áudio da Satelite, com direção musical de Roberto Coelho e Kito Siqueira.

APAGANDO MARCAS

Entre as várias iniciativas sociais de conscientização sobre a data, o estúdio de tatuagem RoofTop Tatoo, da cidade de São Paulo decidiu apoiar a campanha do CVV com ação inédita.

Seus artistas vão cobrir gratuitamente com desenhos originais as cicatrizes daqueles que passaram por situações difíceis chegando ao extremo de atentar contra a própria vida.

“Objetivo é substituir a marca de uma lembrança triste e ruim por uma tatuagem alegre que signifique o recomeço de uma nova vida à escolha da pessoa”, explicam os sócios do estúdio, o tatuador e design Marcelo Capocci e o diretor de Marketing e Comunicação Rafael Oliver.

 

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