Datas

SOCORRO, O CHAVES SUMIU!

Publicado em

A comemoração do Dia da Infância no SBT aconteceu de forma diferente, porém significativa para um país onde 70 mil crianças vivem em situação de rua, segundo relatório do último mês de fevereiro da ONG Visão Mundial.

Seguramente um dos personagens infantis de maior sucesso em todo o mundo, Chaves sumiu de seu próprio episódio exibido no último sábado (24), quando se celebra a data.

Através de sua plataforma de responsabilidade social SBT do Bem, a emissora apagou o protagonista do seriado para alertar o público sobre o abandono infantil. Criação do mexicano Roberto Bolãnos, Chaves é um menino que vive dentro de um barril, não conhece seus pais ou parentes e, em alguns episódios, chega a passar fome.

A ação foi desenvolvida pela WMcCann e teve como objetivo principal sensibilizar as pessoas ao apagar da série um dos personagens mais amados no País. Depois de assistir todos os episódios do seriado, a agência utilizou a técnica de rotoscopia para remover o menino do barril das cenas de episódios já existentes, que foram editadas e transformadas em uma nova história. No capítulo especial, que contou com as vozes originais dos dubladores, os moradores da vila notam a ausência do Chaves e passam a procurá-lo. Com isso, se consegui dar visibilidade a um problema social que, muitas vezes, é invisível aos olhos da população.

No final o próprio personagem aparece para falar da importância da data por um reflexão sobre o problema.

“Este é um dos produtos mais antigos da emissora , que acabou de completar 35 anos na grade do SBT, além de também ser muito amado pelo público. Mas, infelizmente, a série carrega um problema social atemporal: o abandono infantil. E como o SBT do Bem promove ações que buscam a reflexão e a transformação da sociedade, aproveitamos a oportunidade de trazer à tona essa causa por meio de um personagem que é espelho da situação de muitas crianças no Brasil. Chaves como uma criança em situação de rua vive em um barril, está sempre com fome, sem pai nem mãe” diz Priscila Stoliar, gerente de Marketing do SBT.A campanha “Chaves sem Chaves” foi criada por Alexandre “Xela” Oliveira, Rafael Dyer, Pedro Chaves, Felipe Latgé e Ricardo Weitsman, com direção criativa de Ricardo Weitsman, Nicolás Romanó e Viviane Pepe, Head of Art Felipe Gomes, direção executiva de Kevin Zung e direção geral de Hugo Rodrigues e André Marques.

Produtora Homem de Lata Filmes, com direção de Ale Braga, som da Satélite Áudio e dublagens da Rio Sound. Aprovação de Priscila Stoliar, Daniela Martins e Becken Lima.