Categorias Fotografia

UM OLHAR ÚNICO E INCLUSIVO

Publicado em

Jornalista, modelo, atriz e principalmente fotógrafa. A rotina de Maria Paula Vieira, 26 anos é intensa e muito mais veloz do que permite sua cadeira de rodas. Uma doença congênita rara não a impede de realizar seus sonhos profissionais. Nem o preconceito contra a deficiência impediu.

Além da atividade principal, que é retratar memórias através de suas lentes e seu olhar, ela já participou de comerciais para O BoticárioRede Globo, além de protagonizar o clipe “O Bebê do Kevinho e MC Kekel”, para o canal Gondzilla, um funk romântico que aborda a acessibilidade e o amor.

Maria Paula nasceu em Santo André, no ABC paulista, caçula de três irmãos e cadeirante desde os 13 anos. “A cadeira me fez cursar comunicação, que me fez conhecer a fotografia e me dedicar a isso”, diz. Ela é especializada em fotografias sensuais e de família, e também conta em seu portfólio, com ensaios infantis, gestantes e de casais.

Álbum Família: Dia dos Pais

Ela nunca se abateu e, desde que iniciou no ramo da fotografia, acabou quebrando barreiras com sua técnica e seu olhar, levando arte e inclusão para a sociedade. “No início, fiquei preocupada se conseguiria captar todos os olhares estando na cadeira, de não ser aceita no ramo e não dar certo. Mas não desisti e vi que, pelo contrário, meu olhar seria único”, conta.

“Minha paixão é fotografar pessoas, conhecer suas histórias e elas a minha. Por isso, digo: A fotografia se tornou, para mim, uma paixão, mas também uma forma de me mostrar para o mundo.”, explica.

Ninguém melhor que ela, que sentiu na pele, para saber o que verdadeiro significado da palavra “exclusão. Em defesa da representatividade feminina, ela diz que as mulheres possuem muito mais símbolos e força para serem ressaltados do que se possa imaginar.

“Acredito que precisamos mostrar nosso valor, nossa representatividade, o propósito pelo qual estamos aqui. E foi com a fotografia que criei essa paixão, que pude ver que seria capaz de poder eternizar tudo o que uma mulher é capaz, todas as suas belezas e diferenciais, de uma forma leve, porém com todo o poder que ela tem”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *