Profissionais

NADA ACONTECE POR ACASO

Publicado em
Joanna: consequência natural

Joanna Monteiro chegou à agência Africa como diretora de Criação em 2002. Convidada por Nizan Guanaes, tinha na bagagem dois anos como redatora na W/Brasil de Washington Olivetto e outro tanto na DPZ com José Zaragoza, após estágio na Ogilvy, onde efetivamente começou sua carreira publicitária.

Em 10 anos veio a promoção a vice-presidente de Criação na FCB, agência onde atua desde então e recebe agora a missão de trabalhar diretamente com Susan Credle, CCO global da rede, em projetos internacionais.

Embora a agência não tenha definido exatamente os pontos dessa mudança de atividade de Joanna, sabe-se que ela permanece no Brasil, passará o cargo de CCO a um substituto e viaja sempre que for requisitada pelo comando mundial da FCB.

Formada em Educação Artística na Universidade de Brasília, tem pós-graduação na ESPM, cursos de Marketing em Londres e História da Arte em Florença. Também atuou na MPM, então do mesmo grupo ABC de Nizan, como diretora de Criação entre 2008 e 2010.

Voltando ao início desse texto, em 2002, conheci Joanna por acaso, ao organizar para a FECAP uma palestra de Nizan Guanaes. Caravanas de estudantes de publicidade do interior de São Paulo se mobilizaram e garantiram boa parte dos      lugares no auditório da faculdade.

Duas horas antes do evento, após uma ligação de Nizan comunicando um problema médico com sua mãe, dona Esmeralda, combinamos que com sua ausência um outro criativo da Africa seria designado para realizar a palestra.

Caída de paraquedas na missão, Joanna não só substituiu à altura seu chefe como conquistou todo o auditório salvando o que de início parecia ser uma catástrofe para a promoção do encontro.

A criativa voltou para a Africa após passagem pela MPM e em 2012 chegou à FCB. Sua carreira deslanchou com clientes como Nívea, Mondelez, SKY, CNA, Campari e Nestlé, entre outros.

Nesse período ganhou prêmios inéditos e importantes para a agência, como o primeiro Grand Prix de Mobile do Brasil e dezenas de Leões para a FCB com trabalhos inovadores como Protection Ad de Nívea.

Essas conquistas levaram Joanna a ser considerada a Mulher Mais Criativa do Mundo na Publicidade e premiada no “Women to Watch” e “Creative 50” da Advertising Age.

Um currículo suficiente para proporcionar a convocação da FCB para tê-la no comando criativo global da rede.