Polêmica

NEM UMA, NEM OUTRA

Publicado em

Embratur apresenta novo logo. Artplan e McGarry Bowen, agências da empresa, não foram consultadas

Gilson Machado e Osvaldo de Melo: inspiração na bandeira

Artplan e McGarry Bowen são as agências oficiais de publicidade da Instituto Brasileiro de Turismo-Embratur desde 2013, com contrato a vencer no próximo mês de outubro.

Nesta terça-feira (16), a autarquia do Ministério do Turismo divulgou um  novo logotipo destinado ao mercado do exterior, informando que a criação coube aos seus próprios servidores.

O atual diretor de Marketing, Osvaldo Matos de Melo Junior, porém, também é sócio-fundador de uma pequena agência de Recife, Pernambuco, a BM4, se define como uma agência “arretada” e que oferece “serviços pra cabra nenhum botar defeito”. 

Ao lado do novo presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, Osvaldo apresentou a marca , que pede “Visit and Love Us”, em frase logo abaixo do nome do país, com “Z”.

No site da BM4 Osvaldo também se apresenta como publicitário, sociólogo e especialista em Marketing, Segurança, Gestão Pública e Comércio Exterior, com passagens pelo Banorte, como analista de Marketing, e por agências de propaganda como redator.

Em setembro do ano passado a Embratur informou que iniciaria um processo de seleção de novas agências, que ainda não saiu do papel.

Conforme explicou a própria Embratur, a principal mudança está na grafia do nome, que passa a ser escrito com a letra “Z”. Segundo a empresa, a troca de letra “objetiva fortalecer o marketing digital da marca Brazil, facilitando as buscas na internet realizadas pelos estrangeiros”.

Ainda de acordo com a Embratur, a nova marca é inspirada na Bandeira Nacional. “É o maior símbolo nacional. Nossa natureza, nossos esportistas, a música, a comida, todos estes pontos da cultura nacional levaram nossa bandeira lá fora, com muita maestria, e nós, como governo, devemos fazer jus a esse país tão rico”, disse na oportunidade o presidente da Embratur,