Eventos

MARCAS POLONESAS

Publicado em
Andres Bukowinski, Dorota Bogutyn e Abram Szajman

Terceiro país com a maior comunidade polonesa do mundo, depois de Estados Unidos e Alemanha, e principal da América Latina, o Brasil comemorou o Dia Nacional daquela nação com evento em São Paulo, sob o comando do Cônsul Honorário Andres Bukowinski, premiado cineasta e publicitário.

Com a presença da Cônsul polonesa em exercício no país, Dorota Bogutyn, Andres reuniu na Cinemateca Brasileira representantes da comunidade para comemorar o 228º aniversário da Constituição de 3 de maio de 1791, a primeira da Europa e segunda do mundo, inspirada na norte-americana de 1787.

No palco, com apresentação do ator e locutor Luiz Guilherme, representando a comunidade e sua influência na economia nacional, Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. O evento contou com apresentação do pianista polonês Wojciech Waleczek.

Atualmente, estima-se que vivam no Brasil mais de 2 milhões de descendentes de polacos. A contribuição dessa nação ao desenvolvimento do país se estende por inúmeras áreas, da política às artes, passando por esportes e economia.

Entre descendentes famosos no país, os atores Dan Stulbach, Nathalia Timberg, Debora Evelyn, Danielle Winits e Berta Loran, os apresentadores Serginho Groisman, Angélica, Xuxa Meneghel, Rodrigo Hilbert, Glenda Kozlowski e Mel Fronckowiak, o ex-piloto de Fórmula Um bicampeão mundial Emerson Fittipaldi, a cineasta Monique Gardenberg, a modelo Alessandra Ambrosio e os políticos Jaime Lerner e Alberto Goldman.

A essa lista pode-se somar também uma representante da monarquia brasileira, Paola Maria de Bourbon Orléans e Bragança Sapieha, princesa de Sapieha-Rozanska e de Swiatopelk-Czetwertynska. Paola, tataraneta da Princesa Isabel, é desenhista industrial, apresentadora de TV e modelo, filha do príncipe polonês Jan Pavel Sapieha-Rozanski e de D. Maria Cristina do Rosário de Bourbon Orléans e Bragança, princesa de Orléans e Bragança.

Já falecidos, outros polacos tiveram carreira de destaque no país, como Dina Sfat, Elias Gleiser, Paulo Leminsky, Etty Fraser, Teori Zavascki, Samuel Klein e Marcos Plonka.

Na publicidade, além de Andres Bukowinski, ganhador do primeiro Leão de Ouro do Brasil em Cannes e dono de 25 troféus do principal festival mundial do setor, Jacques Lewkowicz, premiado criativo e ex-sócio da Lew’Lara/TBWA.

Antes de se tornar Cônsul Honorário da Polônia no Brasil, Bukowinski dirigiu mais de 3 mil filmes publicitários, sendo quase 400 deles com o Garoto Bombril Carlos Moreno, personagem que criou em parceria com Washington Olivetto.

Andres Bukowinski nasceu numa Varsóvia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial. Começou sua carreira no Cinema em 1961 na Argentina, após deixar a Polônia em 1949 e viver um tempo em Londres.

O movimento migratório de poloneses para o Brasil começou ainda no século 19 e nos anos 1900 uma grande maioria se estabeleceu principalmente nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Após a segunda guerra mundial, outros grupos escolheram a região sudeste e Goiás. Em São Paulo, Andres Bukowinski fundou sua produtora ABA Filmes em 1973. Como Cônsul Honorário e com om apoio da esposa Lisete Laghetto, produtora e sua sócia na ABA Filmes, Andres trabalha para divulgar no Brasil e as realizações da comunidade de sua sua pátria.