Campanhas

VAI UMA CERJEVINHA?

Publicado em

Torcedor ligado na Globo na primeira transmissão do Brasileirão, neste domingo, levantou pra tomar um Engov antes do jogo começar. Vinheta da Brahma na tela apareceu com letras trocadas. Sem acreditar em erro de edição, preferiu achar que ainda estava sob o efeito da cerveja do almoço.

Mas não era isso. Ação proposital da Ambev dava a largada na campanha da cervejaria pela conscientização de consumidores sobre bebida e direção, lançada no mês internacional da segurança no trânsito.

Pela primeira vez a Cervejaria Ambev uniu suas marcas em favor do consumo inteligente de bebidas alcoólicas. A estratégia de comunicação convida os consumidores a pensarem sobre os efeitos que o álcool tem no organismo e reforça a importância de se beber com responsabilidade e moderação e nunca quando for dirigir.

De forma bem-humorada, as peças trazem os logos das marcas com suas letras trocadas, provocando a reflexão do público sobre como, às vezes, parece que está tudo em ordem, mas na realidade não está.

Criada pela SunsetDDB, a campanha estreou com inserções antes e durante a transmissão da primeira rodada do campeonato brasileiro pela Globo. Sem explicar nada, os tradicionais inserts da marca Brahma foram trocados e divulgados com o logo “Bhamra”.

O objetivo era chamar a atenção de quem assistia ao jogo para os efeitos que bebidas alcoólicas podem ter quando não são consumidas com responsabilidade. Paralelamente, as marcas Skol, Budweiser, Stella Artois e Antarctica alteraram as fotos dos perfis de suas redes sociais para logos com letras trocadas, provocando dúvidas em seus seguidores.

“Queremos convidar quem bebe cerveja a fazer uma reflexão. Da mesma maneira que a gente acha que as letras estão em ordem num primeiro momento, e depois percebe que não estão, tem vezes que as pessoas bebem e acham que está tudo em ordem para dirigir, quando na verdade não está. É natural com o passar dos anos que as campanhas de consumo inteligente, como todas as outras, precisem ser reinventadas. Por isso, vimos que era o momento de dar um passo além e estamos usando a força de nossas marcas por um objetivo único, ou seja, alertar que o consumo de bebidas alcoólicas não deve nunca ser associado à direção”, diz Alexandre Costa, diretor de Marketing da Cervejaria Ambev.

“A ousadia da Cervejaria Ambev mostra a importância do tema para a empresa. Mostraram que vão muito além do negócio e se dispuseram a lançar uma ação com o intuito alertar sobre o risco de beber e dirigir”, explica Guilherme Jahara, copresidente da SunsetDDB. A campanha fica no ar até o dia 13 de maio em mídias online e offline de todo o Brasil.

Desde o seu lançamento, em 2003, a plataforma de Consumo Inteligente da Cervejaria Ambev já firmou parcerias com uma rede envolvendo diversos agentes, com o foco claro de reduzir o consumo nocivo de bebidas alcoólicas, ou seja, associado à direção, em excesso e por menores de idade.

“Nós não temos nenhum interesse no lucro proveniente do consumo nocivo dos nossos produtos. Somente uma atuação conjunta e permanente de todas as esferas da sociedade pode superar o desafio de criar no Brasil uma cultura de responsabilidade e respeito quando falamos sobre consumo de bebidas alcoólicas”, afirma Anna Paula Alves, responsável pela área de consumo inteligente da Cervejaria Ambev.

Criação de Guilherme Jahara, Marcio Juniot, Xan Arakawa, Maicon Pinheiro, Alexandre Freire e Mariana Manso, com direção criativa de Marcio Juniot e direção geral de Jahara.