Ação Social

VÍDEOS ANTIGOS AUMENTAM DOAÇÃO

Publicado em

Criada pela WMcCann e viabilizada pelo Google, a ação #melhordoar, para o Exército da Salvação, ganha cada vez mais adeptos após o canal Porta dos Fundos inaugurar o processo de adesão.

O projeto foi baseado no próprio conceito do Exército da Salvação, “Se não vai usar, melhor doar”, e visa conseguir a doação de vídeos antigos como forma de arrecadação.

Vídeos no YouTube têm uma vida longa e, frequentemente, até voltam a ter picos de audiência, o que auxilia em muito a ideia em ver os vídeos como objetos que valem dinheiro e que podem ser doados.

Além do Porta dos Fundos, que contabiliza 15,6 milhões de inscritos no Youtube, passam a participar da ação Maurício Meirelles, Jovem Nerd, Nerdologia, O Primo Rico e Cozinha do Bom Gosto. Somados a outros como Desimpedidos e Parafernália, por exemplo, a audiência supera 30 milhões de pessoas para a instituição.

A remuneração desses canais acontece por meio de CPM (custo por mil), que é o valor que o anunciante paga ao YouTube a cada 1 mil views monetizados de um vídeo. Com a doação pelos criadores, o valor que seria repassado pelo YouTube a eles pela exibição de publicidade nos vídeos é destinado à instituição.

O The Zoo, time criativo do Google especializado em estratégia, tecnologia e conteúdo para comunicação digital, ofereceu uma consultoria para o projeto, de modo que ele se tornasse possível dentro da plataforma do YouTube.

Um dos maiores canais do Brasil, com mais de 15 milhões de inscritos, o Porta dos Fundos não só doou um vídeo antigo como espontaneamente produziu outro, falando exclusivamente sobre a ação. O objetivo foi contribuir para que houvesse ainda mais engajamento de criadores e do público na ação.

Criação de José “Juco” Borba e André Candeloro, com direção criativa de Eric Sulzer e Fernando Penteado, direção executiva Kevin Zung e direção geral de  Hugo Rodrigues e André Marques.