Livros

ELA DEVOLVEU E VOCÊ PODE LER

Publicado em
Peralta: rir do cotidiano

O livro que a menina que roubava livros devolveu será lançado nesta quinta-feira (28) na Livraria da Vila do shopping Pamplona. O título da obra de Alexandre Peralta, editado pela Matrix, faz uma referência divertida ao drama do escritor australiano Markus Suzak, publicado em 2005 e que virou filme em 2013.

É apenas uma piada, mais uma entre tantos textos de humor do premiado publicitário que em 2016 criou no Youtube o canal de humor Idiotas S.A. e desde 2018 vem criando roteiros de séries para marcas.

Peralta fundou sua própria agência em 2007, após uma carreira de sucesso como redator, diretor de Criação, ECD e CCO de agências como W/Brasil, Talent, Almap, DM9, Africa e FCB, e que por 5 anos representou a Strawberry Frog no Brasil.

“Por que reformar a casa? Existem maneiras mais baratas de acabar um casamento” e “Eu era ateu, mas tinha poucos feriados”, são algumas das frases que estão no livro. Além de frases, “O livro que a menina que roubava livros devolveu”, traz textos de humor que viraram esquetes de comédia do Idiotas S.A.

“Seria trágico se não fosse cômico. Temos que rir do nosso cotidiano e de nós mesmos”, diz Alexandre Peralta. Mesmo com esquetes curtas, que chegam a ter apenas trinta segundos, o tempo de retenção dos vídeos é alto, com visualização média de quase 2 minutos.

Fazem parte do elenco das histórias, entre outros, os Stand-up comedies André Santi e Pri Castello Branco, os atores Alan Medina, Renata Guida e Rafa Maia e os apresentadores Dani Bavoso e Rafael Machado.

Além de vídeos, o Idiotas S.A. desenvolve séries, roteiros de filmes e Branded Content. “É um núcleo de criação e desenvolvimento de conteúdos originais de humor para todas as plataformas e marcas”, explica Peralta. A capa do “Livro das menina que roubava livros” tem ilustração do diretor de arte José Carlos Lollo.

Em sua carreira de mais de 25 anos, Peralta criou peças e campanhas para marcas como Havaianas, Pepsi Cola, Anhembi Morumbi, BelVita, Bacardi, Grey Goose, Martini, Mondelez, Natura, Pirelli, e Vigor, entre outras.

Em sua galeria de prêmios, troféus de festivais como Clio Awards, D&AD, Effie Awards e Cannes Lions Festival, do qual foi jurado em 2009 e palestrantes nas edições de 2011 e 2014.

“O Livro que a Menina que Roubava Livros” é a terceira obra literária de Peralta, que já publicou também “‘Comece em propaganda com uma ideia” e”Ideias que espalham”, em co-autoria com Adam Morgan (Eat Big Fish), Irmãos Campana, Heitor Dhalia (cineasta), João Batista Ciaco (ex- diretor de Marca da Fiat), José Vicente Marino (Natura) e Carlos Ricardo (Banco BBVA).