Categorias Prêmios

NEUROCIÊNCIA ELEGE OS MELHORES

Publicado em

Normalmente preocupadas em entender o que seus consumidores dizem, as marcas agora também já prestam atenção ao que eles não dizem, já que segundo a neurociência, 95% do comportamento humano é explicado pelo não-verbal.

A partir dessa tese, a Forebrain, empresa que analisa o inconsciente das pessoas com relação ao consumo, criou o prêmio “Brain Impact”, que em sua segunda edição teve como ganhadores Coca-Cola, Chevrolet, Riachuelo, Rexona, Pag Seguro UOL e Vivo.

Entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018, foram avaliados 209 comerciais através de metodologias neurocientíficas com 360 consumidores. O objetivo da premiação é acrescentar o valor da neurociência aos prêmios brasileiros de publicidade.

O trabalho consiste em avaliar respostas de seis ondas cerebrais e movimentação do olhar. A partir daí, percebe-se quanto um comercial é capaz de chamar a atenção dos participantes do estudo, causar motivação positiva ou negativa e produzir uma maior memorização.

A iniciativa é do O BRAIN Club, grupo de assinaturas da Forebrain que oferece uma base de dados e insights de neurociência aplicadas à propaganda.

Para cada onda, são convidados 60 consumidores de diferentes perfis assistir a um filme na TV. Enquanto assistem, suas ondas cerebrais e movimentação dos olhos são monitorados através de um eletroencefalograma e de um eye-tracker.
Durante o filme, são inseridos breakes comerciais que fazem com que os participantes respondam de maneira automática e direta ao impacto dos filmes, sem saberem que estão fazendo umaa avaliação implícita.

Os comerciais que mais chamaram a atenção e ganham o prêmio nas seis categorias são os seguintes:

Alimentação- “Regras da Casa”, da David para Coca-Cola.

Auto & Petroquímica- “Livre Estou”, da WMcCann para Chevrolet Spín.

Comércio & Compras- “Outono”, da Bigman para Riachuelo.

Higiene, Perfumaria & Cosméticos- “Linha Strong”, da Deutsch/Mullen Lowe para Rexona da Unilever.

Serviços Financeiros- “Plus Leilão” do UOL Pag Seguro.

Telecomunicações- “Nova Irmã” da DPZ&T para Vivo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *