Ação Social

NÃO SE ESQUEÇA DE VOCÊ

Publicado em
Clique para ampliar

Criada em 2012 pelo Twitter, a hashtag #tbt (throwback thursday ou quinta-feira do regresso) virou moda nas redes sociais. A ideia inicial, de publicar fotos antigas naquele dia da semana, se tornou uma nova maneira de reviver imagens que remetem a sentimentos nostálgicos.
O redator Rodrigo Camargo, da agência paranaense CCZ*WOW, porém, viu a hashtag com outros olhos, enxergando uma ligação com o Alzheimer, já que ambas convergem para a memória. E para aproveitar a popularidade do tbt, que conta com 400 milhões de usuários em todo o mundo, pensou em transformá-la na hashtag oficial da luta contra a doença, que varre das pessoas acometidas justamente a sua memória.

Rodrigo com Valquiria Melnik no “Ver Mais”

“A ideia é levar o assunto aos trend topics das redes sociais para que as pessoas entendam mais, informem-se mais e dessa maneira, ajudem mais seus parentes e amigos. No mundo, são 35,6 milhões de portadores da doença”, explica Rodrigo.
“Todas as quintas peço às pessoas para que usem na legenda do seu tbt um pequeno texto que informa a campanha e traz o site da Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer) como fonte de pesquisa. Junto, sugiro para que marquem as hashtags: #tbt #alzheimer”,continua.
A legenda do post diz: “Estou fazendo do meu #tbt uma ferramenta na luta contra o Alzheimer, pois não é justo alguém não se lembrar da sua vida. Por isso, convido você a também postar uma foto de uma memória marcante e ao lado da hashtag #tbt, usar #Alzheimer. Confira o site da ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer), tire suas dúvidas e aprenda mais como ajudar alguém com a doença.
Na última quinta-feira (24), o projeto completou um mês e já conta com mais de 200 adeptos, entre eles o cantor e ex-vocalista do Katinguelê, Salgadinho. Também nessa última semana foram estabelecidos contatos com duas instituições internacionais: a Alzheimer’s Disease de Londres e Alzheimer Portugal.
Após participar do Programa “Ver Mais” da RIC/Record, quando contou um pouco a respeito de como funciona o #tbt #alzheimer, Rodrigo viu aumentar o engajamento das pessoas e aproveitou para criar uma página no Facebook e um perfil no Instagram (@tbtalz)
.