Mercado

TV E INTERNET CONFIRMAM CRESCIMENTO

Publicado em

Televisão aberta, com 61,8% e Internet com 14,4% são os meios de maior investimento publicitário em mídia através de agências de propaganda.

O painel CENP Meios relativo ao primeiro semestre de 2018 chegou a um investimento total apurado foi de R$7.673.162 bilhões. A TV por assinatura ficou em terceiro lugar, com uma participação de 7,5%, menor do que os 8,3% registrados no mesmo período do ano passado. A TV aberta e a Internet, por outro lado, cresceram respectivamente 2,2% e 1,0%.

Com relação ao ranking completo de 2017, a TV aberta manteve o crescimento, enquanto os setores de OOH e rádio perderam investimento, ao contrário de jornais e revistas, que cresceram em participação. O cinema, com 0,3% da verba publicitária via agências, manteve sua posição.

O estudo do Conselho Executivo das Normas-Padrão pesquisou 78 agências.

“Tem sido um período de intenso aprendizado e aprimoramento do sistema, dada a dinâmica de funcionamento do mercado. Para que se tenha uma ideia da complexidade, para se obter os dados de 2017 O CENP-Meios recebeu e processou 1292 arquivos que totalizaram 148.450 linhas com dados criptografados nas duas pontas das agências que compuseram o painel”, diz Caio Barsotti, presidente do CENP.O CENP-Meios é uma iniciativa do CENP a partir de informações fornecidas pelas agências de publicidade de maior receita, apresentando dados de investimento total por meio, participação de cada meio, por região e por período. O indicador cobre mais de 60% do investimento em mídia, estimados em relação ao Monitor Evolution da Kantar Ibope Media.

O CENP-Meios consumiu até o momento cerca de R$ 1,2 milhão, originado em recursos próprios e com aprovação das entidades fundadoras do CENP – ABA, Abap, Abert, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor e Fenapro.

O estudo foi desenvolvido pela BST Soluções em Tecnologia, contou com a verificação da KPMG para análise de integridade e segurança do sistema e a contribuição das empresas de software AdSolutions, Microuniverso, Publi e VBS, que atendem às agências e desenvolveram sistema de comunicação criptografado e totalmente seguro.