Polêmica
MULTA MILIONÁRIA PARA RONALD
Publicado emEmbora suspensas há mais de um ano, as apresentações do palhaço Ronald Mc Donald em escolas estão definitivamente proibidas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério de Justiça.
Além disso, o órgão multou em R$ 6 milhões a Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda, responsável pela marca McDonald’s no Brasil. Esse é o maior valor de penalização financeira aplicado no país por publicidade abusiva direcionada ao público infantil.
O “Show do Ronald McDonald” em escolas começou no início de 2013, imediatamente denunciado pelo programa Criança e Consumo, do Instituto Alana. Na época, em apenas dois meses foram realizadas mais de 60 apresentações do palhaço em diversos estados do país, em instituições de educação infantil e creches.
“É fundamental que as crianças sejam protegidas contra ações publicitárias ilegais, inclusive e especialmente dentro do ambiente escolar, um espaço de desenvolvimento que não deve sofrer interferência de marcas e produtos. É, sem dúvida, uma importante vitória para a infância brasileira e nós comemoramos a atuação do DPDC em defesa dos direitos das crianças.”, diz Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do programa Criança e Consumo.
O Criança e Consumo notificou o McDonald’s em 2013, apontando a irregularidade dos shows. Como não houve resposta da empresa, o programa enviou representação ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, solicitando o fim da atividade nas escolas. Em 2016, o órgão acolheu a denúncia e instaurou processo administrativo.
O Mc Donald’s, que ainda pode recorrer da decisão, tem 30 dias para pagar a multa e o valor é destinado ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos.
Criado em 2006, o programa “Criança e Consumo”, do Instituto Alana, atua para divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, bem como apontar caminhos para minimizar e prevenir os malefícios decorrentes da comunicação mercadológica.
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Fundado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013.
MC DONALD’S RESPONDE
A seguir, comunicado da rede McDonald’s sobre o caso: