Datas

MORRE GUGA DE OLIVEIRA

Publicado em
Guga: 77 anos

Faleceu na madrugada deste domingo (14) em São Paulo aos 77 anos, Carlos Augusto “Guga” de Oliveira, irmão mais novo de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

Cineasta e produtor de TV e cinema, Guga foi responsável, entre outras obras, pela primeira telenovela independente da televisão brasileira, “Cortina de Vidro”,  exibida pelo SBT entre 1989 e 1990.

Também foi idealizador de programas de sucesso da Rede Globo, como “Fantástico” e “Globo Repórter”.

Por indicação do irmão Boni, trabalhou na gravadora RGE.  Em 1962, ao escrever uma crítica sobre o filme “Candelabro Italiano” para o “Estado de S.Paulo”, se tornou colaborador do jornal. Na Editora Abril, foi um dos redatores no lançamento da revista “Claudia”.

No começo dos anos 70 fundou a Blimp, uma produtora de filmes independente, que foi idealizadora de vários programas da TV Globo.  Na produção cinematográfica realizou diversos documentários e filmes.

Em 1978  chegou à televisão, reformulando o setor jornalístico da Rede Tupi.  Após a falência dessa emissora, foi convidado para comandar a instalação da Rede Bandeirantes.  Como Boni já atuava pela Globo, passaram a ser concorrentes e responsáveis pelos dois maiores canais televisivos do país da época.

Em 1981, convidado por Roberto Marinho, participou da criação da Globotec, produtora responsável pela criação de aberturas das novelas, especiais e documentários, além do programa anual “Roberto Carlos Especial”.

Em 1984 lançou e dirigiu o seriado independente “Joana”, com Regina Duarte, considerado como a primeira manifestação feminista da TV brasileira, exibido pela TV Manchete. Em 1989 produziu “Cortina de Vidro”, a primeira telenovela brasileira independente, exibida pelo SBT.