Ação Social

ATÉ O SOL PEDE VOLTA DO PINHEIROS

Publicado em

  A partir de letra e música de Gustavo Soares e maestro Oswaldo Sperandio da Wejam Áudio, o movimento #VoltaPinheiros, encabeçado pelo publicitário Marcelo Reis, copresidente da Leo Burnett Tailor Made, apresenta animação da Vetor Zero para salvar um dos principais rios que cortam a cidade de São Paulo.

Objetivo é reforçar o pedido para que empresas e governo, com apoio da sociedade civil, não deixem de concentrar sua atenção ao grave problema de despejo de lixo e esgoto no curso de água que nasce no encontro do Guarapiranga com o Grande e deságua no Tietê.

A música é entoada pelo Sol, destacando o cotidiano das pessoas que passam pelo rio e tem que conviver com seu mau cheiro, assim como o descaso das autoridades envolvidas.

Todo o processo de produção teve a preocupação de utilizar materiais recicláveis e reutilizáveis, muitos deles coletados, inclusive, em lixos. Entre as técnicas utilizadas, as engrenagens do mecanismo foram impressas em 3D com PLA, um tipo de plástico biodegradável para impressoras 3D. Essas engrenagens eram conectadas aos motores que giravam o asfalto, o rio e o esgoto. Toda a marcenaria também foi feita com madeiras que sobraram de outras produções.

Para fazer o filme, dirigido por Fabiana Fukui, foi criada uma maquete, que tem em torno de 3,70m de largura. A técnica de manipulação dos bonecos chama-se “animação prática” e consiste em animar os bonecos em live action, como marionetes.

Foram três semanas de pré-produção e em torno de três semanas apenas construindo o cenário físico e os bonecos/personagens. Três diárias de filmagem e uma para o stop motion do logotipo completaram a produção.