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PODE ISSO, ARNALDO?

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Financiamento, compra de votos, uso do poder público durante a campanha eleitoral, cobertura da imprensa e publicidade são alguns dos pontos esclarecidos para a população que vai às urnas em 7 de outubro através de comunicação do Ministério Púbico.

Com o objetivo de esclarecer os eleitores sobre as regras do pleito e a importância de sua participação como cidadãos, estratégia desenvolvida pela VML inclui uma série de peças publicitárias para veiculação multiplataforma. Visando um bom e fácil entendimento, a linguagem utilizada é simples e de forma bem humorada faz analogia com o futebol, esporte mais popular do país.

Como garoto-propaganda, foi convidado o ex-árbitro e comentarista da Rede Globo, Arnaldo Cézar Coelho, profissional cujo trabalho é mostrar para todo o Brasil que a regra é clara, no jogo da bola e agora também no processo eleitoral.

Arnaldo e o locutor Pedro Martelli na gravação

“Informação é uma arma fundamental para que o eleitor tenha melhores condições de exercer o seu direito de voto, fortalecendo a democracia brasileira”, justifica o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio.

Agência pro bono do MP de São Paulo desde 2013, a VML decidiu estabelecer um paralelo do tema com o universo do futebol, grande paixão nacional. Nos spots de rádio, normas eleitorais são explicadas pelo autor do bordão “a regra é clara”.

A campanha também inclui uma cartilha com as “regras” das eleições e ativações nas redes sociais do Ministério Público no Facebook e Twitter.

Os spots produzidos pela produtora de som Coletiva, que também apoia a iniciativa, simulam a narração e um jogo e apresentam, pela voz do jovem narrador esportivo Pedro Martelli, diversos cenários para a população ficar de olho.

De acordo com as promotoras de Justiça Ana Laura Bandeira Lins Lunardelli e Aline Zavaglia, assessoras eleitorais da Procuradoria Geral de Justiça, o objetivo é chamar a atenção de todos os cidadãos sobre o certo e o errado nas eleições e, assim, garantir que todos conheçam as regras deste jogo.

“A grande maioria dos brasileiros, homens e mulheres de todas as idades, é familiarizada com as regras do futebol. Ao se apropriar da linguagem do esporte, a campanha propõe que o mesmo aconteça com as normas eleitorais, pois como sabemos, quanto mais informados os eleitores, melhor suas decisões”, conclui Fernando Taralli, presidente da VML.

A criação é de Leonardo Ferreira, João Pedro Queiroz, com direção de Criação de Wellington Ferreira. A produção dos áudios é da Coletiva Produtora.