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SEGMENTO CRESCE COM STARTUPS

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Venda online de passagens de ônibus dobrou desde 2014 e deve atingir 32 milhões de bilhetes em 2020

Segundo dados da Associação Nacional de Transportes Terrestres, no Brasil 160 milhões de passagens de ônibus são vendidas por ano. Cerca de 6%, ou 9,6 milhões, são compradas via celular, tablet ou computador.

Startups focadas no serviço vem surgindo desde 2013 para disputar um segmento que em 2020 deve representar 32 milhões de bilhetes comercializados via Internet a cada 12 meses.

Entre os players desse mercado, a DeÔnibus, de 2017, que se originou da Brasil By Bus dirigida a estrangeiros, já ocupa o segundo lugar do ranking, com 20% de participação.

Breno: 4 mil e 600 destinos

A startup dos irmãos Breno Moraes e Mariana Malveira começou a operar em 2012 visando a visita de milhões de estrangeiros ao país na Copa do Mundo de futebol de 2014. A ideia, porém, surgiu na India, onde se encontravam na época, quando constataram a facilidade para comprar passagem de ônibus online, mesmo sendo estrangeiros e em um país com menos condições de infraestrutura do que o Brasil.

Em 2017, com o objetivo de fomentar viagens de turistas brasileiros pelo país, contribuindo inclusive com o crescimento da economia nacional, criaram a DeÔnibus, facilitando o entendimento do consumidor.

Além dela, disputam o mercado a líder ClickBus, a Guichê Virtual, Rodoviária Online e Quero Passagem.

Atualmente, a DeÔnibus é parceira oficial de mais de 140 viações, oferecendo a compra de passagens para 4 mil e 600 mil destinos no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Até hoje, vendeu passagens rodoviárias para quase 2 milhões de passageiros e tem expectativa de faturar R$ 100 milhões em 2018.

E depois que a “Brasil by Bus” cumpriu seu papel com o público estrangeiro o, desafio dos irmãos foi conquistar os brasileiros através de uma marca fácil de ser memorizada pelo brasileiro que não fala inglês.

Ainda sem uma verba de marketing capaz de seduzir grandes agências, a DeÔnibus, iniciou sua divulgação, junto a colaboradores e fornecedores, através da distribuição de brindes e camisetas e realização de eventos.

Depois passou a investir em mídias sociais focadas no público que já busca passagens rodoviárias online. A próxima etapa é impactar novos públicos. Para isso, prepara um plano de mídia capaz de conquistar awareness entre os viajantes rodoviários.

 

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