Mercado

MARCA QUE NÃO SE VÊ, NÃO SE LEMBRA

Publicado em
Clique para ampliar

Anúncio criado por alunos da ESPM-Rio para ser veiculado em agosto na revista “Raça”, alerta anunciantes sobre o poder de consumo de parcela significativa da população brasileira.

Segundo a peça, os negros representam hoje 54% dos habitantes do país e um mercado consumidor anual de mais de R$ 1 trilhão.

Dessa forma, o trabalho dos estudantes do curso “Me Representa! Marcas e Representatividade” da escola de negócios referência nas áreas de Marketing, Publicidade, Criatividade e Inovação sugere uma reflexão sobre o tema.

A inclusão do negro na indústria da comunicação vem sendo promovida de forma lenta e ainda tímida, bem distante da realidade do Brasil.

Por isso, o anúncio em questão, sob o título “Tutoriafro”, inclui frases como “ Lembre que marca que não é vista não é lembrada. E, público que não se vê, também não faz questão de lembrar da sua marca”.

As fotos do anúncio pertencem ao Nappy, primeiro banco de imagens gratuitas em alta resolução só com pessoas negras. E a ideia é buscar parceria com outros jornais, revistas e mídias digitais para que o anúncio se torne realmente uma grande campanha.

“A peça traz questões muito relevantes que foram levantadas durante o curso e que nos faz refletir não só sobre a trajetória da comunicação, formação cultural brasileira, mas também da urgência de interlocução, infinitas possibilidades de engajamento a partir da diversidade”, explica Luciana Cruz, coordenadora da ESPM-Social/Escola de Criação.

O curso Me Representa! Marcas e Representatividade, da ESPM-Rio em parceria com a revista “Raça”, levou para a sala de aula debates sobre as influências africanas na cultura brasileira e sua importância para os negócios da publicidade. Pela primeira vez a ESPM usou um corpo docente 100% negro, justamente por ser impactado diariamente pelas questões raciais.

A iniciativa rendeu ainda outros resultados, como a criação do #Pretaria, coletivo de consultoria sobre representatividade negra. Para continuar o diálogo com as marcas e as agências de comunicação, a ESPM-Rio e a revista “Raça” lançam em novembro, mês da consciência negra, o Prêmio Raça de Criatividade para a Diversidade, que vai destacar projetos e ações que valorizem a diversidade.

Participaram do projeto criativo os alunos Adriane Raiol, Ariana Lima, Caroline Santanna, Ebla Marcondes, Elisa Paula Cardoso, Fábio Maia, Felipe Silva, Gilmar Padrão Júnior, Isabela Barreto, Isabella Passos, Jana Guinond, Janaina Nolasco Gama, Jeferson Martins, Judson Nascimento, Juliana Cavassin, Katiucha Watuze, Leandro Werneck, Luciana Cruz, Luiz Cavalheiros, Maria Amália Cursino, Mariana Paula Barbosa Brito, Mariflor Rocha, Nathalia Basil Gomes Da Silva, Pedro Cruz, Pedro Henrique Muniz De Rezende, Raquel Brandão Santana, Rejane Freitas, Renata Westminster Shaw, Tayana Gomes Lucena, Thalita Gelenske Cunha, Vitoria Silva Camargo e Zuleica Delfim.