Cinema

FILME PROCURA 80 ATORES COM DOWN

Publicado em

Para as filmagens de “Colegas 2- A Missão”, as produtoras Yourmama e Gatacine vão realizar neste segundo semestre uma seleção de casting para escolher até 80 atores com síndrome de Down para o elenco.

O longa, com produção da Mayra Faour Auad e direção de Marcelo Galvão, começará a ser filmado em 2019, com co-produção de Fernando Meirelles e Globo Filmes.

“Colegas”, primeiro longa-metragem brasileiro protagonizado por atores portadores da síndrome de Down, foi lançado no final de 2012 e lançado em circuito de cinemas no início de 2013. Foi premiado como melhor filme e prêmio especial do Júri para o trio Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola no 27º Festival de Gramado.

Também ganhou o prêmio Público do 27º Festival del Cinema Latino Americano de Trieste, na Itália, Melhor Filme da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e foi exibido com enorme sucesso no Brazilian Film Festival de Miami, no Santiago Festival Internacional de Cine no Chile e no Festival de Cinema Latino-Americano em Wellington, na Nova Zelândia.

No total, foram mais de 50 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. “Nessa nova história as pessoas irão se divertir bastante com vários novos personagens que criei em cima de muitos amigos Down que conheci fazendo o Colegas”, revela Galvão.

Nesta nova aventura, seis garotos Down fogem do instituto onde vivem, pegam um avião cargueiro e vão para o Uruguai comemorar o aniversário surpresa de Stalone. Para que nada de mal aconteça a eles, a diretora do instituto, o jardineiro e vários internos Down viajam de ônibus atrás dos seis fugitivos enfrentando inúmeras aventuras pelo caminho até Punta Del Este.

Para Mayra Faour Auad, “Colegas 2, a Missão” é muito mais que um filme. “Há seis anos, abri a Yourmama, uma produtora que acredita no talento e no trabalho coletivo. É muito representativo para nós produzir esse filme, inteiramente protagonizado por atores com Down, que conseguem quebrar barreiras, vencer preconceitos e conquistar seus sonhos”, diz a produtora.

A fotografia do filme é de Rodrigo Tavares, a direção de arte de Zenor Ribas, figurino de Kiki Orona e trilha sonora de Ed Cortês.