Eventos

FÓRUM HOMENAGEIA PUBLICITÁRIOS

Publicado em

Prêmio especial para Guga Valente. Christina Carvalho Pinto, Mário D’Dandrea e Joanna Monteiro são os Ícones

Guga: homenagem

A 9ª edição do Fórum de Marketing Empresarial, a ser realizada de 24 a 26 de agosto no Sofitel Jequitimar Hotel do Guarujá, terá em sua programação uma Homenagem Especial a Guga Valente, co-fundador do grupo ABC, e a entrega dos troféus de Ícones da Propaganda a Christina Carvalho Pinto, Mário D’Andrea e Joanna Monteiro.

O destaque a publicitários que contribuíram para o desenvolvimento do Marketing no país começou em 2013, na quarta edição do Fórum. Desde então, foram premiados como Ícones da Propaganda, Washington Olivetto, Alex Periscinoto, Roberto Justus, Roberto Duailibi, Nizan Guanaes, Marcello Serpa, Júlio Ribeiro, Luiz Lara, Celso Loducca, Sergio Amado, Paulo Giovanni, Marcos Quintela,  Dalton Pastore, Eduardo Fischer e Hugo Rodrigues.

Christina: primeira presidente

João Augusto “Guga” Valente fundou com Nizan Guanaes o ABC,  maior grupo de comunicação brasileiro e um dos maiores do mundo, segundo o ranking publicado pela Advertising Age, a mais importante publicação do mercado publicitário mundial.

Nasceu em 1957 em Salvador, é formado em Administração de Empresas e desde o início focou sua carreira no mercado de comunicação. Seu primeiro grande projeto foi em 1989 quando adquiriu, em sociedade com Nizan a DM9. Em 1997, a dupla associou-se à DDB Worldwide, criando a DM9DDB.

Após um novo empreendimento com Nizan, que criou o iG, portal de internet gratuito, em 2002 lançou a Africa primeira agência nacional do recém-criado grupo ABC. Hoje, através de 10 empresas, o grupo oferece um amplo portfólio de serviços de marketing, desde digital, ativação, eventos, marketing de relacionamento, mobile e trade marketing até shopper marketing, social media, relações públicas e gestão de crise.

Mário: Dentsu e Abap

Christina Carvalho Pinto foi a primeira publicitária brasileira e latino-americana a assumir a presidência de uma agência multinacional, liderando o grupo Young & Rubicam por sete anos.

Atualmente é presidente do Grupo Full Jazz de Comunicação e sócia de uma série de empreendimentos voltados à comunicação com foco em ética e sustentabilidade.

Christina foi eleita duas vezes (2004 e 2007) “A Mulher Mais Influente do Brasil no setor de Marketing e Publicidade”, pelos assinantes da revista Forbes e uma série de distinções profissionais e pessoais, inclusive de defesa da mulher e contra a violência.

Mário D’Andrea é desde 2014 o presidente do Dentsu Creative Groupe, que abriga as agências Dentsu e Mcgarrybowen. Também preside a Associação Brasileira de Agências de Propaganda-ABAP. É o único latino-americano a integrar o board criativo  global da rede Dentsu.

Redator e diretor de criação trabalhou em grandes agências como FCB, Loducca e Lowe. Foi presidente da JWT Brasil e também membro do Conselho Criativo Global da JWT.
Ele coordenou a comunicação do banco HSBC na América Latina por mais de 10 anos e assina grandes cases para marcas como a Coca-Cola, Ford, J & J, Kraft, Toyota, Canon, Ajinomoto, Arteris e Nissin.
Foi jurado e presidente de júri em importantes festivais, como Fiap, Wave, D&AD e jurado no Cannes Lions nas edições de 2006, 2012 e 2013, além de presidente do júri do Radio Lions em 2017.

Joanna: entre as 30 mais

Joanna Monteiro se tornou redatora embora tenha se formado em Educação Artística na Universidade de Brasília. Depois foi para São Paulo fazer pós-graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM. Passou um ano em Londres estudando marketing e três meses em Florença estudando história da arte e italiano.

Ela chegou à FCB Brasil em setembro de 2012 e em quatro anos ganhou 41 Leões no Festival de Cannes, incluindo um GP na categoria Mobile em 2014. Joanna foi a numero “1” na lista das publicitárias mais criativas do mundo, de acordo com o site americano Business Insider. Foi “Woman to Watch” pela Advertising Age e fez parte do Ad Age Criatividade 50, que reúne os nomes mais importantes da criatividade mundial.

Em 2015 oi eleita uma das 30 pessoas mais criativas da publicidade de acordo com a Business Insider, foi presidente do Júri de Mobile no Festival de Cannes e em 2016 presidente do júri de Integrated & innovative media no D&AD.

Joanna começou a sua carreira de publicidade profissional como estagiária na Ogilvy, seguiu como redatora na DPZ , na W / Brasil e na Africa, onde tornou-se diretora de criação. Em 2012, Joanna deixou a África para se juntar FCB Brasil, onde se tornou vice-presidente diretora de criação, trabalhando para empresas como NIVEA, Mondelez, SKY / DirecTV, Petrobrás, CNA, Campari Group e Nestlé, entre outras.