Eventos

FÓRUM DE MARKETING DEBATE DIVERSIDADE

Publicado em
Quintela: oportunismo ou negócio?

A diversidade em todos os sentidos e sua inclusão em campanhas e na comunicação publicitária é o assunto principal da 9ª edição do Fórum de Marketing Empresarial, a ser realizada de 24 a 26 de agosto no Sofitel Jequitimar Hotel do Guarujá.

Promovido pelo LIDE, o evento pretende ouvir e discutir com especialistas em comunicação como esse tema está sendo inserido nas estratégias das empresas.

Composta por palestras, debates, grupos de discussão, entretenimento, premiações e homenagens, a programação do Fórum tem a curadoria de Marcos Quintela, presidente do grupo Newcomm. O evento é promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais-LIDE e Editora Referência, e a coordenação de conteúdo e prêmios deste colunista.

Uma das atrações do encontro, que terá a participação de cerca de 200 empresários, dirigentes e CEOs de anunciantes, agências de propaganda, veículos de comunicação de empresas de serviços do mercado, é a apresentação de pesquisa realizada pela HSR de Paulo Secches sobre o tema.

As discussões vão abordar as estratégias utilizadas pelas marcas visando aumentar seus índices de lembrança através de campanhas que defendem a igualdade de gênero e a diversidade sexual, combatendo o racismo, xenofobia e qualquer tipo de discriminação social.

“As empresas estão olhando para isso como marketing ou como valor empresarial? Como as pessoas estão recebendo essa onda de propaganda em prol da diversidade? Com desconfiança, como oportunismo ou como um apoio?”, questiona Quintela.

Timidamente, há poucos anos as empresas incluíram o assunto em suas estratégias, seja de comunicação ou na produção de produtos específicos. Hoje, a Diversidade do Marketing deixou de ser e Inclusão e passou a ser a Não Exclusão, incluindo toda a sociedade como consumidor potencial.